Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Zuleide Medeiros-
dc.date.accessioned2019-08-30T11:43:55Z-
dc.date.available2017-06-12-
dc.date.available2019-08-30T11:43:55Z-
dc.date.issued2017-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15440-
dc.description.abstractInclusive Education is the theme of this research, which is entitled Perception of psychopedagogy discourses on inclusive education in psychopedagogical praxis. This study aims to analyze the perception of the psychopedagogy discourses of the UFPB, about an inclusive education in the light of psychopedagogical praxis. And as specific objectives, identify as learning difficulties inherent to disabilities, know the strategies used to work as learning disabilities and check the training of human resources in inclusive schools. The research was carried out with 22 students from the psychopedagogy course of the UFPB, who respond to a questionnaire about the content regarding inclusive education, in its psychopedagogical doing. The results indicate that Psicopedagogy students perceive that there are many gaps and working conditions in inclusive schools, there is a lack of investments in material and human contexts, especially a professional qualification for a work of heterogeneity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-30T11:43:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MZML12062017.pdf: 1693259 bytes, checksum: 13755387bd3d80b63da3c011806318fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T11:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MZML12062017.pdf: 1693259 bytes, checksum: 13755387bd3d80b63da3c011806318fa (MD5) Previous issue date: 2017-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titlePercepção de discentes de psicopedagogia sobre a práxis psicopedagógica na educação inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.description.resumoA Educação Inclusiva é o tema central desta pesquisa, a qual é intitulada Percepção dos discentes de Psicopedagogia sobre a práxis psicopedagógica na educação inclusiva. Portanto, este estudo tem como objetivo geral analisar como discentes do curso de graduação em Psicopedagogia da UFPB percebem a práxis psicopedagógica no contexto da educação inclusiva. E, como objetivos específicos: identificar as dificuldades de aprendizagem inerentes às deficiências, conhecer as estratégias utilizadas para trabalhar as dificuldades de aprendizagem e verificar a capacitação dos recursos humanos nas escolas inclusivas. A pesquisa foi realizada com 22 discentes do curso de psicopedagogia da UFPB, os quais responderam um questionário sobre o conteúdo referente a educação inclusiva, no seu fazer psicopedagógico. Os resultados apontam que os discentes de Psicopedagogia percebem que há muitas lacunas a serem preenchidas nas escolas inclusivas, há carência de investimentos nos contextos materiais e humanos, especialmente a capacitação profissional para se trabalhar a heterogeneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MZML12062017.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons