Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15441
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Luzia Maria Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T11:53:05Z | - |
dc.date.available | 2017-06-08 | - |
dc.date.available | 2019-08-30T11:53:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15441 | - |
dc.description.abstract | Reading skills are acquired gradually. An individual with Down Syndrome has greater difficulty to pass from one step of knowledge to the next, and this fact generates a delay in learning process. The psychoeducator, therefore, should intervene directly, simply and effectively. This study is a qualitative research and uses description and case study with the pretension of understanding the psychopedagogical contributions to the development of reading skills of a teenager with DS. For the execution of this case study, interviews were conducted with some of the adolescent’s teachers and evaluation tests were applied to the research participant: a sixteen year old female student of the 6 th grade of Elementary School, enrolled in a state school. The obtained results provided clarifications on the difficulties faced by the teenager to acquire reading and subsidized the research for the construction of the interventional framework. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-30T11:53:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMPS08062017.pdf: 897265 bytes, checksum: 233b127d8e1c638082f502df22dedd70 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-30T11:53:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMPS08062017.pdf: 897265 bytes, checksum: 233b127d8e1c638082f502df22dedd70 (MD5) Previous issue date: 2017-05-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Síndrome de Down e leitura: uma contribuição psicopedagógica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Assis, Geovani Soares de | - |
dc.description.resumo | A aquisição da leitura é divida em estágios, o sujeito com Síndrome de Down possui uma maior dificuldade para passar de uma fase para outra, gerando um atraso na aprendizagem, o psicopedagogo por sua vez vai intervir de modo direto, simples e eficaz. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de modo descritivo, que se remete a um estudo de caso, em que pretendeu conhecer as contribuições psicopedagógicas para o desenvolvimento da leitura de uma adolescente com SD. Para a realização do estudo de caso, fizemos uso de entrevistas com professores da adolescente e testes avaliativos aplicados a participante, uma jovem com dezesseis anos de idade, estudante do 6o ano do ensino fundamental II, advinda de uma escola estadual. Os resultados obtidos com os instrumentos utilizados ofereceram esclarecimentos sobre as dificuldades enfrentadas pela adolescente para a aquisição da leitura, subsidiando a pesquisadora na construção do quadro interventivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LMPS08062017.pdf | 876,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons