Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Linalva Marinho de-
dc.date.accessioned2019-08-30T12:40:22Z-
dc.date.available2017-09-13-
dc.date.available2019-08-30T12:40:22Z-
dc.date.issued2017-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15445-
dc.description.abstractThere is a relationship between hearing and learning difficulties, since the working integrity of hearing physiological mechanisms is a requirement for achieving reading and writing skills. This research was originated by the clinical internship in psychopedagogy, when the evaluative and interventional practice with a child with mild hearing loss was experienced. The objective was to know the reflexes provoked by this deficiency in the child’s reading and writing learning processes, besides to describe the consequences of the difficulties of reading and writing and, finally, to present possible pedagogical orientations to be applied in classroom and to contribute with probable psychopedagogical strategies about the auditory deficit. This study was developed at the Center for Psychological Attendance of the Teaching Clinic from UFPB (Federal University of Paraíba) with a ten year old female child, attending the 5 th year of elementary school and who has problems in reading and writing knowledge caused by mild auditory deficit. The study was divided into two parts and took eight months. The first was an evaluation process of the main complaints (learning difficulties in reading and writing, lack of attention and concentration with suspected dyslexia). The second, an interventional stage, consisted in the direct use of auditory discrimination linked to the phonic method. Through the intervention actions, it was observed that the learner has a hearing discrimination to detect the differentiation of phonetic sounds and that, for the continuity of learning evolution, it is necessary to use the hearing aid in order to detect and discriminate the phonemes with the objective of overcoming the learning difficulty in the course of teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-30T12:40:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMS13092017.pdf: 1029307 bytes, checksum: 6a6a7a23a3139e665096628b8b495b92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T12:40:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMS13092017.pdf: 1029307 bytes, checksum: 6a6a7a23a3139e665096628b8b495b92 (MD5) Previous issue date: 2017-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPerda auditiva levept_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleDeficiência auditiva e seus reflexos nos processos de aprendizagem: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Adriana Gaião e-
dc.description.resumoExiste uma grande relação entre o fator audição e a dificuldade de aprendizagem, pois é um pré-requisito para a aquisição da leitura e da escrita que os mecanismos fisiológicos auditivos funcionem com integridade. O presente trabalho originou-se da experiência no estágio clínico de psicopedagogia, momento este em que foi vivenciado a prática avaliativa e interventiva com uma criança que apresenta perda auditiva leve. Este teve como objetivo conhecer os reflexos decorrentes dessa deficiência nos processos de aprendizagem da leitura e escrita da criança, como ainda, identificar as consequências encontradas frente às dificuldades de leitura e escrita e, por fim, apresentar possíveis orientações pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula e contribuir com possíveis estratégias psicopedagógicas acerca do déficit auditivo. O presente estudo foi desenvolvido no Centro de Atendimento Psicopedagógico da Clínica-Escola/UFPB (Universidade Federal da Paraíba) com uma criança do sexo feminino, 10 anos de idade, cursando no 5o ano do Ensino Fundamental, que apresenta dificuldade de aprendizagem com leitura e escrita devido déficits auditivo leve. Deste modo, o estudo se dividiu em duas partes: sendo a primeira um processo avaliativo das queixas principais (Dificuldade de aprendizagem com leitura e escrita, falta de atenção e concentração com suspeitas de dislexia), e a segunda parte, interventiva, com a utilização direta da discriminação auditiva atrelado ao método fônico. Ambos procedimentos aconteceram durante oito meses, mediante às ações interventivas, observou-se que a aprendente possui uma discriminação auditiva relevante para a detecção da diferenciação dos sons fonéticos. Observou-se também que para a continuidade da evolução na aprendizagem faz-se necessário o uso do aparelho auditivo com o objetivo de detectar e discriminar os fonemas diante da dificuldade apresentada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMS13092017.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons