Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Thaís Lucas de Melo-
dc.date.accessioned2019-08-30T13:08:54Z-
dc.date.available2017-07-17-
dc.date.available2019-08-30T13:08:54Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15448-
dc.description.abstractMetacognitive reading strategies are essential to monitor understanding, especially in Higher Education as reading requirements increase. The cross - sectional and descriptive study aimed to describe the use of metacognitive strategies and their relation to reading comprehension, as well as to verify the influence of age, shift and period variables on strategies. 160 students, both men and women aged between 18 and 59, participated in several areas. The instruments used were Metacognitive Strategies Scale in Reading University format (EMEL-U) and the Cloze Test. The results showed that the students use metacognitive strategies and use them more during of reading, the reading comprehension is at the instructional level, less than expected. The data showed that there are no significant correlations between reading comprehension and strategies. These aspects confirm the need for opportunities that enhance metacognitive skills in higher education, and aspire future studies of interventions for improvements in learning and academic performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-30T13:08:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TLMP17072017.pdf: 1159952 bytes, checksum: c5b9d4bca2b1c380923e1d35bdc4948b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T13:08:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TLMP17072017.pdf: 1159952 bytes, checksum: c5b9d4bca2b1c380923e1d35bdc4948b (MD5) Previous issue date: 2017-05-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleEstratégias metacognitivas e compreensão leitora em estudantes do ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoAs estratégias metacognitivas de leitura são essenciais para monitorar a compreensão, principalmente no Ensino superior quando as exigências sobre leitura aumentam. O estudo de natureza transversal e descritiva objetivou analisar a relação entre compreensão leitora e o uso de estratégias metacognitivas em universitários, assim como, verificar as influências das variáveis idade, turno e período sobre as estratégias. Participaram 160 estudantes, de ambos os sexos com idade entre 18 e 59 anos, de diversas áreas. Os instrumentos utilizados foram Escala de Estratégias Metacognitivas em Leitura formato Universitário (EMEL-U) e o Teste de Cloze. Os resultados demonstraram que os universitários fazem uso de estratégias metacognitivas e as utilizam mais no decorrer da leitura, a compreensão leitora está no nível instrucional, aquém do esperado. Os dados mostraram que não existem correlações significativas entre compreensão leitora e as estratégias. Estes aspectos confirmam a necessidade de oportunidades que potencializem as habilidades metacognitivas no ensino superior, e aspiram estudos futuros de intervenções para melhorias na aprendizagem e desempenho acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLMP17072017.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons