Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Daniele Silva-
dc.date.accessioned2019-09-02T10:54:45Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2019-09-02T10:54:45Z-
dc.date.issued2016-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15462-
dc.description.abstractThis research has as general objective to describe the psychopedagogical performance accomplished by a case study carried out with a child of seven years old, male, student of the 2nd year of Elementary School I from a Public School Hall of João Pessoa/ PB that presents indicative of Attention Deficit and Hyperactivity Disorder ( ADHD) and to discuss the importance of the action of the psychopedagogue in that process. As specific objectives, for crave to verify the main academic difficulties presented by the child; to elaborate a service plan based on the found needs; and to act as it guides the intervention model proposed for child with suspicion ADHD. This work is justified for the importance of extending the understanding on the problem, considering that the demand is common and variable in different contexts. The approached methodological orientation is of explanatory and qualitative character, still considering their bibliographical aspects. To subsidize our analysis, evaluation and intervention, we based our research in the authors' studies: Rotta, Ohlweiler, Riesgo (2016), Seabra (2013), Dumas (2011), Sampaio (2010), Bonals (2008), Porto (2009) e Barkley (2002). The results obtained through research attest to their importance to conclude that intervention is needed to minimize the learning difficulties encountered by the child, since not only allows us to understand and follow the pedagogical aspects of its development, as well as conduct appropriate guidance to parents and to the pedagogical team of the school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-02T10:54:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSS14062017.pdf: 858793 bytes, checksum: 0c5fe86cd94e98e40ad43f08ac62f542 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T10:54:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSS14062017.pdf: 858793 bytes, checksum: 0c5fe86cd94e98e40ad43f08ac62f542 (MD5) Previous issue date: 2016-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ( TDAH)pt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectAtuação psicopedagógicapt_BR
dc.titleAtuação psicopedagógica no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Tereza Sophia Jácome-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral descrever a atuação psicopedagógica empreendida a partir de um estudo de caso realizado com uma criança de sete anos, do sexo masculino, aluno do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Pública Municipal de João Pessoa/PB que apresenta indicativo de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ( TDAH) e discutir a importância da ação do psicopedagogo nesse processo. Como objetivos específicos, almeja verificar as principais dificuldades acadêmicas apresentadas pela criança; elaborar um plano de atendimento baseado nas necessidades encontradas e atuar conforme orienta o modelo de intervenção proposto para criança com suspeita TDAH. Este trabalho justifica-se pela importância de estender a compreensão sobre o problema, tendo em vista que a demanda é comum e variável em diferentes contextos. A orientação metodológica abordada é de caráter explicativo e qualitativo, considerando ainda os seus aspectos bibliográficos. Para subsidiar nossa análise, avaliação e intervenção, fundamentamos nossa pesquisa nos estudos dos autores: Rotta; Ohlweiler; Riesgo, (2016); Seabra, (2013); Dumas, (2011); Sampaio, (2010); Bonals, (2008); Porto, (2009); Barkley, (2002). Os resultados obtidos por meio da pesquisa atestam sua importância ao concluir que a intervenção é necessária para minimizar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pela criança, uma vez que não apenas permite compreender e acompanhar os aspectos pedagógicos de seu desenvolvimento, como também conduzir, de forma adequada, as orientações aos pais e à equipe pedagógica da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSS14062017.pdf838,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons