Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thalita Pereira da-
dc.date.accessioned2019-09-02T12:12:39Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2019-09-02T12:12:39Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15466-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyze the students' perceptions of the courses of the Center of Human Sciences, Letters and Arts, Center of Education and Health Sciences Center - verifying if the active participation in social movements influences the income academic. This is a descriptive, cross-sectional and ex-post facto research, where qualitative analyzes were used. The instrument selected to achieve the purpose of the study was a semi-structured questionnaire, applied with 15 undergraduate students of the Federal University of Paraíba, with no preference for sex, with a variant age between 18 and 33 years of age and active participants in social movements, which had 30 minutes to complete the requested responses. For the organization and categorization of the data obtained, Bardin's Content analysis was used, and three categories of analysis were listed: Student motivation for active participation in social movements, conciliation of social activities with academic activities, and influence of social participation in performance academic. Finally, it was concluded that students are worried about extracting from their social experience aspects that enhance their academic performance, even if it is eventually compromised so that their social activities can be carried out.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-02T12:12:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TPS30112017.pdf: 960484 bytes, checksum: 63919bf304f7bc701fdf179d0f4cac7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T12:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TPS30112017.pdf: 960484 bytes, checksum: 63919bf304f7bc701fdf179d0f4cac7d (MD5) Previous issue date: 2017-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA percepção dos discentes da UFPB participantes de movimentos sociais à respeito do desempenho acadêmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Éder da Silva-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos e das discentes - dos cursos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Centro de Educação e Centro de Ciências da Saúde - verificando se a participação ativa em movimentos sociais influencia no rendimento acadêmico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza transversal e do tipo ex-post facto, onde foram utilizadas análises qualitativas. O instrumento selecionado para alcançar a finalidade do estudo foi um questionário semi-estruturado, aplicado com 15 alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba, sem preferência quanto ao sexo, com idade variante entre 18 e 33 anos de idade e participantes ativos em movimentos sociais, os quais tiveram o prazo de 30 minutos para preenchimento das respostas solicitadas. Para a organização e categorização dos dados obtidos foi utilizada a análise de Conteúdo de Bardin, sendo elencadas três categorias de análise: Motivação discente à participação ativa em movimentos sociais, conciliação das atividades sociais com as atividades acadêmicas e influência da participação social no tocante ao desempenho acadêmico. Por fim, foi concluído que os discentes mostram-se preocupados em extrair de sua vivência social aspectos que potencializem seu desempenho acadêmico, mesmo que eventualmente este seja comprometido para que suas atividades sociais sejam efetivadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TPS30112017.pdf937,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons