Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Izabel Fernandes da-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:36:50Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2019-09-02T13:36:50Z-
dc.date.issued2017-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15470-
dc.description.abstractThe present study aimed to know the mediating role of attitudes before school in the relationship between human values and antisocial behavior. For that, there were 438 students of public and private schools of the city of João Pessoa-PB. The average age of 14.24 years (SD = 1.20). Participants answered the Antisocial Conduct Scale, the School Attitudes Scale, the Basic Values Questionnaire and a sociodemographic questions. For the data analysis, SPSS software (version 21) was used to perform descriptive and inferential analyzes (Correlation, Multiple Regression and Mediation). It was verified that normative, supra- personal and experimental sub-functions explained attitudes before school and antisocial behaviors, so that it was possible to confirm the mediating role of attitudes. It is concluded that there is a need for educational managers to consider human values in the moment of designing intervention programs in the school context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-02T13:36:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MIFS20062017.pdf: 569220 bytes, checksum: a24959657155f8f9aad278d9110695c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T13:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MIFS20062017.pdf: 569220 bytes, checksum: a24959657155f8f9aad278d9110695c9 (MD5) Previous issue date: 2017-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamentos antissociaispt_BR
dc.subjectValores humanospt_BR
dc.subjectAtitudes frente à escolapt_BR
dc.titleValores humanos predizendo comportamentos antissociais: papel mediador das atitudes frente à escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonsêca, Patrícia Nunes da-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo conhecer o papel mediador das atitudes frente à escola na relação entre valores humanos e comportamentos antissociais. Para tanto, contou com 438 estudantes de escolas públicas e particulares da cidade de João Pessoa-PB. A média de idade foi de 14,24 anos (DP = 1,20). Os participantes responderam a Escala de Condutas Antissociais, a Escala de Atitudes frente à Escola, o Questionário de Valores Básicos e questões sociodemográficas. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS (versão 21, para realizar análises descritivas e inferenciais (Correlação, Regressão Múltipla e Mediação). Verificou-se que as subfunções normativa, suprapessoal e de experimentação explicaram as atitudes frente à escola e os comportamentos antissociais, de modo que, foi possível confirmar o papel mediador das atitudes. Conclui-se que há necessidade dos gestores educacionais considerarem aos valores humanos no momento em que forem elaborar programas de intervenção no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIFS20062017.pdf555,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons