Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Liza Carmem Urbano Serra-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:55:33Z-
dc.date.available2017-11-29-
dc.date.available2019-09-02T13:55:33Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15472-
dc.description.abstractThe present study has the objective of investitigate the contribution of psychopedagogy in the psychomotor development of the Down syndrome children. Developed through a case study of an exploratory and descriptive nature, based on sessions carried out with a 5-year-old lear- ner, studying in the infantile II, of pre-school education in a private school. The results initi- ally show that psychopedagogy, when realized with the proper stimulations, contributes to the psychomotor development of the Down syndrome child, aiming the global evoluation of the student, developing their abilities and attending to their specific needs and limitations caused by the syndrome. After the presentation to school and Family, these needs and skills that were affected in the patient, psychopedagogic activities were proposed to stimulate psychomotri- city, wich as a consequence will help other áreas of learning, such as acquiring written la- guage for example.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-02T13:55:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCUSR23112017.pdf: 755601 bytes, checksum: 4f464cbd3948cb371257d7d774676315 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T13:55:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCUSR23112017.pdf: 755601 bytes, checksum: 4f464cbd3948cb371257d7d774676315 (MD5) Previous issue date: 2017-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.titleContribuições da psicopedagogia no desenvolvimento psicomotor na síndrome de Downpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.description.resumoO estudo ora apresentado tem por objetivo investigar a contribuição da Psicopedagogia no desenvolvimento psicomotor de crianças com Síndrome de Down, desenvolvido por meio de um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, a partir de sessões realizadas com um aprendente de 5 anos de idade, cursando o Infantil II, na Educação Infantil de uma escola particular. Os resultados obtidos dão indícios de que a ação psicopedagógica, quando realiza- da com estimulações psicomotoras, contribui para o desenvolvimento psicomotor da criança com Síndrome de Down, visando a evolução global do educando, desenvolvendo suas habili- dades e atendendo suas limitações específicas, causadas pela Síndrome. Após o esclarecimen- to à escola e a família dessas habilidades afetadas no aprendente com Síndrome de Down, foram propostas atividades psicopedagógicas para estimular a psicomotricidade que, conse- quentemente, favorecerá outras áreas, como a aquisição da linguagem escrita, por exemplo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCUSR23112017.pdf737,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons