Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Brenda Tâmega Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T16:28:20Z | - |
dc.date.available | 2017-07-12 | - |
dc.date.available | 2019-09-02T16:28:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15476 | - |
dc.description.abstract | The institutional psychopedagogue emerges as a professional who works together with a supporter, willing to guide him and contribute to his practice. Therefore, this research has as objective to analyze the contributions of psychopedagogues with the supporter in schools. As field research, exploratory, through a qualitative approach and the application of a semi- structured interview and a sociodemographic questionnaire specially prepared for this study. Five students (4 women and 1 man), of the Psychopedagogy course (Federal University of Paraíba - UFPB) who carried out or practiced external non-compulsory internship as school supporter participated in this study. The results obtained with the instruments used effectively contributed to the clarification of the increasingly frequent exercise of the school supporter, as well as the help that the psychopedagogical practice can provide to this inclusion professional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-02T16:28:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BTMA12062017.pdf: 670516 bytes, checksum: 579da2736429349a44b485d42cc29d34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-02T16:28:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BTMA12062017.pdf: 670516 bytes, checksum: 579da2736429349a44b485d42cc29d34 (MD5) Previous issue date: 2017-05-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicopedagogia institucional | pt_BR |
dc.subject | Apoiador escolar | pt_BR |
dc.subject | Estratégias psicopedagógicas | pt_BR |
dc.title | A prática psicopedagógica frente ao apoiador escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e | - |
dc.description.resumo | O psicopedagogo institucional surge como um profissional que trabalha conjuntamente com o apoiador, disposto a orientá-lo e contribuir com a sua prática. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da prática do psicopedagogo na instituição escolar frente ao apoiador. Tratando-se de uma pesquisa de campo, exploratória, através de uma abordagem qualitativa, mediante a aplicação de uma entrevista semiestruturada e de um questionário sóciodemográfico elaborado especialmente para este estudo. Participaram desta pesquisa 5 alunos (4 do sexo feminino e 1 do sexo masculino), estudantes do curso de Psicopedagogia (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) que exercem ou exerceram estágio não obrigatório externo como apoiador escolar. Os resultados obtidos com os instrumentos utilizados contribuíram efetivamente para o esclarecimento do exercício, cada vez mais frequente, do apoiador escolar, bem como do auxilio que a prática psicopedagógica pode fornecer a este profissional de inclusão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BTMA12062017.pdf | 654,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons