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dc.creatorFernandes, Luana Vanessa Soares-
dc.date.accessioned2019-09-02T17:47:20Z-
dc.date.available2017-07-24-
dc.date.available2019-09-02T17:47:20Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15483-
dc.description.abstractThe present study had as objective to know the students' attitudes towards noise. Specifically, the objective was to compare attitudes towards noise according to the year of education and according to the gender. The focus on the school environment was based on the relationship between the environment and the psychopedagogical perspective. Participants was 297 high school students aged 14 to 20 (m = 16; dp = 1.15) from a public school in the city of João Pessoa-PB participated in the study. Students answered to a Noise Attitudes Scale and sociodemographic issues. The analysis were performed using the statistical program called by Statistical Package for Social Science 21 (SPSS), which made it possible to characterize the sample group, to verify the means of attitudes towards noise and to compare the results according to the gender and the according to the year of education year. By means of multivariate analysis of variance (Manova). The results showed that the students presented a level of meritory attitudes (m = 3.28; dp = 0.32) with negative tendencies towards noise. It was possible to notice that for the analyzed group there are no statistically significant differences between boys and girls and it was observed that the second year students obtained higher means in the influence of the noisy environment (m = 16.77) than the participants of the third year (m = 15.45). Based on the results, it was possible to discuss the need to develop clarification actions on noise and sound; Aiming at the promotion of more appropriate attitudes and behaviors, which would result in actions to reduce the environmental noise that can be controlled by people's actions and, consequently, to promote an improvement in learning processes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-02T17:47:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LVSF24072017.pdf: 785006 bytes, checksum: c19f3700e5ce89dfbc6262642a7cd5a1 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino - ruídopt_BR
dc.subjectPessoa - ambientept_BR
dc.titleAtitudes frente ao ruído no ambiente escolar: uma análise com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Viviany Silva Araújo-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as atitudes dos estudantes frente ao ruído. Especificamente, objetivou-se comparar as atitudes frente ao ruído em função do ano de ensino e em função dos sexos masculino e feminino. O foco no ambiente escolar foi embasado na relação pessoa ambiente e na perspectiva psicopedagógica. Participaram do estudo 297 alunos do ensino médio, com idades entre 14 e 20 anos (m=16; dp = 1,15), matriculados em uma escola da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa-PB. Os estudantes responderam a uma escala de Atitudes Frente ao Ruído e questões sociodemográficas. As análises foram realizadas por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Science 21 (SPSS) que possibilitou caracterizar o grupo amostral, verificar as médias das atitudes frente ao ruído e comparar os resultados de acordo com o sexo e o ano de ensino dos aprendentes, por meio de análises multivariadas de variância (Manova). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram um nível de atitudes meritório (m = 3,28; dp = 0,32) com tendências negativas frente ao ruído. Foi possível notar que para o grupo analisado não existe diferenças estatisticamente significativas entre meninos e meninas com relação às atitudes frente ao ruído e observou-se, que os estudantes do segundo ano obtiveram médias maiores na influência do ambiente ruidoso (m= 16,77) do que os participantes do terceiro ano (m= 15,45). Com base nos resultados, foi possível discutir a necessidade do desenvolvimento de ações de esclarecimento sobre o que é ruído, barulho e som; visando a promoção de atitudes e comportamentos mais adequados, o que resultaria em ações para a diminuição dos ruídos ambientais controláveis pela ação das pessoas e, consequentemente, favorecer uma melhora nos processos de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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