Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15494
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Abreu, Amanda Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T12:33:17Z | - |
dc.date.available | 2018-06-19 | - |
dc.date.available | 2019-09-03T12:33:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15494 | - |
dc.description.abstract | The article investigates the influence of literacy for learning and development of the childwith Down Syndrome(DS). In this study we search in a significant way, contribute to development of the child, having as a strategy the teoricpractices conceptions of Psychopedagogy. The general purpose was: Analysethe influence of Literacyacquisition to development and learningof child with DS. To achieve the purposed goal, we adopted the approach of a Participative research as methodology,with descriptive, exploratory and qualitative characteristics. Thereforea Participative observation and a report of a longitudinal case study were done. The research was conducted at Universidade Federal da Paraíba. The data collection had the following instruments: The treatments’logbook; The information data charts; Anamnesis and Sociodemographic questionary. The data were analyzed under the specifities of the table of errors and hitsfrom habilities of reading and writing. About the results, the child of the study showed an increasing performance getting more hits than mistakes. Therefore we can conclude that the literacy proved to be a alternative of learning for the child with DS, contributing to her development. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-03T12:33:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASA19062018.pdf: 2734794 bytes, checksum: b7042595bfbd50fd6bc7b06d9d9de35c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-03T12:33:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASA19062018.pdf: 2734794 bytes, checksum: b7042595bfbd50fd6bc7b06d9d9de35c (MD5) Previous issue date: 2018-06-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Letramento para criança com Síndrome de Down: um caso clínico na Psicopedagogia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Márcia Paiva de | - |
dc.description.resumo | O artigo investigaa influência do Letramento para a aprendizagem e desenvolvimento da criança com Síndrome de Down (SD). Nesse estudobuscamos, de maneira significativa, contribuir para o desenvolvimento dessas crianças, tendo como estratégia as concepçõesteóricas práticas da Psicopedagogia. O objetivo geral foi, portanto: analisar a influência da aquisição do Letramento para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com SD. Para atingir o objetivo proposto, adotamos como metodologia à abordagemda Pesquisa Participante, com característica qualitativa e de cunho exploratório e descritivo. Portanto, foram feitos uma observação participante e um relato do estudo de caso longitudinal. A pesquisa foi realizada na Clínica Escola de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. A coleta de dados contou com os seguintes instrumentos: diários de bordo dos atendimentos; prontuários com os dados das informações; anamnese e questionário sócio demográfico.Os dados foram analisados sob as especificidades do quadro comparativo de acertos e erros das habilidades de leitura e escrita. Quanto aos resultados, a criança do Estudo de Caso apresentou um desempenho crescente, obtendo mais acertos do que erros.Donde conclui-se que o letramento se apresentou como alternativa para a aprendizagem na criança com SD, contribuindo para o seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASA19062018.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons