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dc.creatorRocha, Amanda Laurentino-
dc.date.accessioned2019-09-03T12:48:49Z-
dc.date.available2018-06-21-
dc.date.available2019-09-03T12:48:49Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15496-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to understand and reflect how the perception of teachers and students on the relationship of language and learning processes in school everyday, from a sociocultural perspective and specifically, to know the relationship between students and teachers of the public school, as well as to understand how the possible challenges encountered in student-teacher relations interfere with their learning. Finally, investigate the consequences that the conflict of languages in the institutional environment can cause for teachers and students in the teaching-learning processes. It can be observed, in a striking way, that the subject has his life completely linked to the socio-cultural environment in which he is inserted. In this environment, it is possible to observe language as a present and indispensable tool for the development of the individual, be it in the ideological, interactive or historical scope. Such movement associated with language involves the human being inside and outside the school environment. Thus, we understand that the identity of the subject is constructed from culture and language. Therefore, in the school context, teachers and students construct such conception starting from the socio-historical-cultural context in which they live. The present study was an exploratory and descriptive research, of transversal nature and the type of field research, which was used of qualitative analyzes. To construct and carry out this research, two semistructured interview scripts were used with a sociodemographic part included, one for the teachers and another for the students. The research had the participation of students and teachers of the high school of a public school. With the data obtained in this study, it was possible to have a sharper look at the challenges and barriers that can be found in the relationships between students and teachers about language comprehension. Given this, we can find means of intervention so that these problems do not interfere in the learning processes of young people in formation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-03T12:48:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALR21062018.pdf: 723233 bytes, checksum: eeb6b11cedecc02354048f710ef1c423 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem socioculturalpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA relação da linguagem e os processos de aprendizagem no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Lins de-
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo foi compreender e refletir como se dá a percepção dos professores e dos alunos sobre a relação da linguagem e os processos de aprendizagem no cotidiano escolar, a partir de uma perspectiva sociocultural e especificamente, conhecer a relação entre alunos e professores do ensino médio de escola pública, bem como compreender de que forma os possíveis desafios encontrados nas relações entre estudantes e professores interferem na aprendizagem daqueles. Por fim, investigar as consequências que o conflito de linguagens no meio institucional pode causar para os professores e alunos nos processos de ensino-aprendizagem. Pode-se observar, de maneira marcante, que o sujeito tem sua vida completamente atrelada ao meio sociocultural no qual está inserido. Neste meio, é possível observar a linguagem como ferramenta presente e imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo, seja no âmbito ideológico, interativo ou histórico. Tal movimento associado à linguagem envolve o ser humano dentro e fora do âmbito escolar. Assim, compreendemos que a identidade do sujeito é construída a partir da cultura e da linguagem. Portanto, no âmbito escolar, os professores e os alunos constroem tal concepção partindo do contexto sócio-histórico-cultural em que eles vivem. O presente estudo tratou- se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza transversal e do tipo pesquisa de campo, que se utilizou de análises qualitativas. Para a construção e realização desta pesquisa foram utilizados dois roteiros de entrevistas semiestruturadas com uma parte sociodemográfica inclusa, um para os professores e outro para os alunos. A pesquisa contou com a participação de alunos e professores do ensino médio de uma escola pública. Com os dados obtidos nesse estudo, permitiu-se ter um olhar mais aguçado voltado para os desafios e barreiras que podem ser encontrados nas relações entre os alunos e os docentes acerca da compreensão da linguagem. Diante disso, poder encontrar meios de intervenção a fim de que esses impecílios não interfiram nos processos de aprendizagem dos jovens em formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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