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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15509
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Hayanna Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T17:21:28Z | - |
dc.date.available | 2017-06-15 | - |
dc.date.available | 2019-09-03T17:21:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15509 | - |
dc.description.abstract | This work is based on the strategies of psycho-educational evaluation towards a case study of a young boy with motion and visual impairments who lives in a Refuge House. Our main goals are: To develop strategies of psycho-educational evaluation in people with cerebral palsy e visual impairment, in order to find factors which contribute to cognitive and social learning deficiencies; verify through observations responses to ludic activities presented to the young boy and suggest intervention actions which will satisfy the noted needs based on the evaluation. Through the following instruments of Listening/Anamnesis/Structured Interview/Observation connected to the ludic instruments, this research emphasizes the development of an integrated and individualized psycho- educational action in such Refuge Houses, understanding the world where the young boy is in, considering his visual and motion impairments and his lacking of cognitive and academic learning during infancy years. The main theoretical sources were guided by the studies of Sánchez, Bonals and organizers. (2008) and Oliveira and Bossa (2013), where we could notice that the main causes which led the refugee to not acquire the social and academic skills cannot be solely related to cognitive factors, but they are interconnected to different causes of social reasons (vulnerability / social deprivation, etc.). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-03T17:21:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HGS15062017.pdf: 904654 bytes, checksum: 960b6275e2c465982354fa2de7d22599 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Casa de acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Déficit-visual | pt_BR |
dc.title | Estratégias de avaliação psicopedagógica em jovem com paralisia cerebral e déficit visual: estudo de caso com acolhido na morada do Betinho | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Furtado, Quézia Vila Flor | - |
dc.description.resumo | Este artigo baseia-se no desenvolvimento de estratégias de avaliação psicopedagógica direcionado a um estudo de caso de um jovem com comprometimentos motores e visuais residente em Casa de Acolhimento, onde tivemos como principais objetivos: Desenvolver estratégias de avaliação psicopedagógica em indivíduos com paralisia cerebral e déficit- visual, objetivando investigar fatores que contribuem para os atrasos de aprendizagens cognitivas e sociais, verificar através da observação, respostas as atividades lúdicas apresentados ao jovem e propor ações interventivas que atenta as necessidades mediante a avaliação. Através dos instrumentos Escuta/Anamnese/Entrevista Estruturada/ Observação interligadas aos instrumentos lúdicos, esta pesquisa da ênfase no desenvolvimento de uma ação psicopedagógica integradora e personalizada no Espaço das Casas de Acolhimento, na compreensão global que envolve o jovem com comprometimentos motores e visuais e que em sua infância foi negligenciado em sua esfera cognitiva e acadêmica. As principais fontes teóricas foram direcionadas pelos estudos de Sánchez, Bonals e organizadores. (2008) e Oliveira e Bossa (2013) onde podemos verificar que as principais causas que levaram o acolhido a não adquirir as habilidades sociais e acadêmicas não podem estar associadas apenas aos fatores cognitivos, mas interliga-se a diversas causas de cunho social (vulnerabilidade/ privação da interação com o meio que o cerca etc.). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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