Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatias, Janielly Fernandes-
dc.date.accessioned2019-09-03T17:41:54Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2019-09-03T17:41:54Z-
dc.date.issued2017-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15512-
dc.description.abstractThe present article had as I aim to analyse the importance of the art in the socialization, apprenticeship and children's inclusion with deficiency. The used methodology went to bibliographical inquiry of qualitative approach in which the academic google was employed for data base, scielo, magazines caps, books and official documents. The art in his global dimension makes possible to a human being, through his artistic demonstrations, a different glance regarding the world, the customs and social values. Thinking about these presuppositions, it is seen that the art is a way of countless means allowing the dynamic relations between the way and it educating, it educating and his couples. It is a way that makes possible the cognitive development, biopsicossocial, culturally of the pupil with deficiency. Before that, the art and the education are interconnected ways in so far as one contributes for the development of other to the process of constant inter-relations where it has as a result an esthetic education that contributes to an integral formation. Being so for the inclusion full of these children through the arts there is necessary the contribution of the family, of the school team, carrying out the adaptations in accordance with the necessities of each educating, favoring spaces to re-mean the apprenticeship of same.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-03T17:41:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFM14062017.pdf: 483299 bytes, checksum: f1251b082a25cbd1ef801bad6beac674 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-03T17:41:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFM14062017.pdf: 483299 bytes, checksum: f1251b082a25cbd1ef801bad6beac674 (MD5) Previous issue date: 2017-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA arte como elemento facilitador no contexto da educação inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Norma Maria de-
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo analisar a importância da arte na socialização, aprendizagem e inclusão de crianças com deficiência. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa no qual empregou-se para base de dados o google acadêmico, scielo, periódicos caps, livros e documentos oficiais. A arte em sua dimensão global possibilita ao ser humano, através de suas manifestações artísticas, um olhar diferente com relação ao mundo, aos costumes e valores sociais. Refletindo sobre esses pressupostos, percebe- se que a arte é um caminho de inúmeras possibilidades permitindo as relações dinâmicas entre o meio e o educando, o educando e seus pares. É um caminho que possibilita o desenvolvimento cognitivo, biopsicossocial, cultural do aluno com deficiência. Diante disso, a arte e a educação são meios interligados na medida em que um colabora para o desenvolvimento do outro no processo de inter-relações constantes onde tem como resultado uma educação estética que contribui para uma formação integral. Sendo assim para a inclusão plena dessas crianças através das artes é necessária a contribuição da família, da equipe escolar, realizando as adaptações de acordo com as necessidades de cada educando, propiciando espaços para ressignificar a aprendizagem dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFM14062017.pdf471,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons