Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Tamiris Medeiros de-
dc.date.accessioned2019-09-03T18:08:46Z-
dc.date.available2017-11-28-
dc.date.available2019-09-03T18:08:46Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15519-
dc.description.abstractThe present study aimed to present a systematic review of the literature on the effects of noise in the context of teaching and learning. Specifically, it was intended to analyze the panorama of the studies developed on noise and learning and to investigate the relation between the adverse effects of noise in the learning of students from kindergarten to university, between students and teachers. We searched the Medline, Lilacs and Scielo databases. The selected descriptors were "Noise and Learning", "Noise and Learning" and "Noise and Learning". Seven articles were analyzed and, according to the readings made, it was noticed that noise is one of the negative factors to the learning process. In spite of having found studies that are related to the object of the research, a gap was identified in the bibliographic productions, thus, it is suggested studies on the subject, for the development of future empirical studies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-03T18:08:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TML28112017.pdf: 655283 bytes, checksum: 2b987b7c78d72ec3fca09f3acb5fa731 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-03T18:08:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TML28112017.pdf: 655283 bytes, checksum: 2b987b7c78d72ec3fca09f3acb5fa731 (MD5) Previous issue date: 2017-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino - ruídopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleRuído no contexto ensino aprendizagem: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Viviany Silva Araújo-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca dos efeitos do ruído no contexto de ensino e aprendizagem. Especificamente, pretendeu-se analisar o panorama dos estudos desenvolvidos sobre o ruído e aprendizagem e investigar a relação entre os efeitos adversos do ruído na aprendizagem de alunos do ensino infantil a universitários, entre alunos e professores. Realizaram-se buscas nas bases Medline, Lilacs e Scielo. Os descritores selecionados foram “Ruído e Aprendizagem” “Ruido y Aprendizaje” e “Noise and Learning”. Foram analisados 7 artigos e, de acordo com as leituras realizadas, notou-se que o ruído é um dos fatores negativos ao processo de aprendizagem. Apesar de ter encontrado estudos que fazem relação com o objeto da pesquisa, identificou-se uma lacuna nas produções bibliográficas, assim, sugere-se estudos sobre a temática, para o desenvolvimento de futuros estudos empíricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TML28112017.pdf639,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons