Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Katarina Neves Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-09-04T12:55:31Z-
dc.date.available2017-11-23-
dc.date.available2019-09-04T12:55:31Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15527-
dc.description.abstractThe present article aims to report an investigation about the family / school relationship and psychopedagogical action, with the general objective to demonstrate the possible contribution that this relationship can offer to better students' learning, through the evaluation and psychopedagogical intervention carried out with students who present learning difficulties , possibly caused by the lack of parental involvement in the school environment; and, as specific objectives: to identify difficulties in the family / school relationship, through an observation in the school environment; to analyze the perceptions of the subjects of the research on the influence of the relation school family in the development of the students; to involve the individuals responsible for the students with learning difficulties and from there to build ways and means, with the intention of healing or reducing those problems. In this study, we verified that Psychopedagogy should be seen as an important part and fundamental basis for this complex process that is learning. Psychopedagogy professionals should seek to understand each part of the educational process as a step of gradual achievement, and in the failures that present themselves, in addition to seeking to understand the causes and what intervention is appropriate for each demand. From the analysis of the data, it was noticed that there is a certain lack of commitment of the parents with the school life of the child, which influences the low income of the students and so that they become aloof, disinterested and end up manifesting in school the indiscipline . It is concluded that, strengthening the school- family relationship provides involvement in the studies, helping the children's emotional balance, improving learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-04T12:55:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KNFS23112017.pdf: 1000001 bytes, checksum: 812d5f890de91feb6a70c1e2054ac302 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T12:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KNFS23112017.pdf: 1000001 bytes, checksum: 812d5f890de91feb6a70c1e2054ac302 (MD5) Previous issue date: 2017-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.titleRelação família/escola e ação psicopedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.description.resumoO presente artigo visa relatar uma investigação acerca da relação família/escola e ação psicopedagógica, tendo como objetivo geral demonstrar a possível contribuição que essa relação pode oferecer para melhor aprendizagem dos alunos, através da avalição e intervenção psicopedagógica realizada com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, possivelmente causadas pela falta da participação dos pais e responsáveis no ambiente escolar; e, como objetivos específicos: identificar as dificuldades na relação família/escola, por meio de uma observação no ambiente escolar; analisar as percepções dos sujeitos da pesquisa sobre a influência da relação família escola no desenvolvimento dos discentes; envolver os sujeitos responsáveis pelos alunos com dificuldades de aprendizagem e a partir daí construir caminhos e meios, com o intuito de sanar ou diminuir os referidos problemas. Nesse estudo, constatamos que a Psicopedagogia deve ser vista como parte importante e base fundamental para esse processo complexo que é a aprendizagem. Os profissionais da Psicopedagogia devem buscar entender cada parte do processo educativo como degrau de uma conquista gradativa, e nas falhas que se apresentam, além de procurar entender as causas e qual a intervenção adequada para cada demanda. A partir da análise dos dados, notou-se que há certa falta de compromisso dos pais com a vida escolar do filho, a qual influencia no baixo rendimento dos alunos e para que os mesmos se tornem arredios, desinteressados e acabem manifestando na escola a indisciplina. Conclui-se então que, o fortalecimento da relação escola-família proporciona envolvimento nos estudos ajudando no equilíbrio emocional dos filhos, melhorando a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KNFS23112017.pdf976,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons