Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15528
Tipo: TCC
Título: O que você entende por inclusão escolar? Um estudo acerca da representação social dos universitários
Autor(es): Santos, Thammis Leal Santana dos
Primeiro Orientador: Pessoa, Viviany Silva Araújo
Resumo: Visto que a prática inclusiva é uma das demandas mais urgentes da educação brasileira, o presente trabalho buscou analisar a representação social que os(as) discentes do curso de graduação de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm acerca da prática inclusiva no contexto escolar. Apesar de ser tema recorrente durante o decorrer da formação destes discentes, a temática e prática da inclusão são complexas devido, dentre outros fatores, a ideia que de espaços ocupados é indicador de inclusão, bem como que este contexto está associado apenas aqueles que necessitam de atenção, sendo pessoas com deficiência ou transtornos que afetem seu processo de aprendizagem. Portanto, faz-se necessário analisar como os discentes de Psicopedagogia representam a prática inclusiva, uma vez que esta representação pode refletir na prática acadêmica e profissional deste(a) estudante. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir do método fenomenológico. A metodologia adotada foi pautada na pesquisa qualitativa. O instrumento a ser utilizado foi uma entrevista semiestruturada com uso de questionário. A análise do conteúdo deu-se através da ferramenta IRAMUTEQ. Como resultado, obteve-se que tais discentes representam o conceito e a prática inclusiva no ambiente escolar como a adaptação e restruturação, metodológica e estrutural, para incluir o indivíduo com deficiência. Assim, apesar de incorporar aspectos presentes na conjectura da inclusão escolar, pode-se compreender que a representação por partes destes discentes acerca da temática ainda requer expansão quanto ao objeto da prática inclusiva, isto é, o indivíduo, com todas as suas singularidades e diversidades, sendo com deficiência ou não.
Abstract: Inclusion is one of the most urgent demands of the current Brazilian education. The present work seeks to analyze the social representation of university students about inclusive practice in the school context. Although it is a recurrent subject during the course of the formation of these students, the topic and practice of inclusion is complex due to factors such as the idea that of occupied spaces in the classroom is an indicator of inclusion and that inclusion is associated only those who need attention ,disabled or not. Therefore, it's necessary to analyze how the students of Psychopedagogy symbolize the inclusive practice, since this representation may reflects in the academic and professional practice of this student. The search will be realized through the phenomenological method.The method used will be based on the qualitative research and the technique of bibliographical research, from articles and books already published on the topics of interest, as well as the survey technique will be also used. The instrument is a semi-structured interview with questionnaire use. Content analysis will be done through the IRAMUTEQ software. As a result, these students represent the concept and the inclusive practice in the school context as the adaptation and restructuring, methodological and structural, to include the person with disability. Despite of incorporating aspects present in the conjecture of school inclusion, this representation explains that the representation by parts of these students about the subject still requires expansion. Inclusion respects diversity and sees the individual as unique. This individual may have disability or not.
Palavras-chave: Psicopedagogia
Inclusão escolar
Representação social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15528
Data do documento: 16-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLSS29112017.pdf989,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons