Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Angelina Sthephanny da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-04T14:15:03Z-
dc.date.available2017-07-24-
dc.date.available2019-09-04T14:15:03Z-
dc.date.issued2017-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15531-
dc.description.abstractWith the guidelines and inclusion laws Assistive Technology features have been developed. As for other interactive products, these should pass through usability assessments that take into account the perspective of real users. In the traditional approaches of observation of the interaction it is common the use of questionnaires to identify the profile, satisfaction and emotional state of the participants. These instruments may be inadequate when their respondents are deaf people who are not fluent in the Portuguese language. Aiming to promote the autonomy of deaf users in the evaluation process of AT resources, this paper describes the planning and conduction of participatory design workshops to adapt questionnaires. The workshops were conducted with interpreters of LIBRAS and deaf people and the resulting questionnaire has multimedia representations for questions/answers. A beta version of the solution was used by deaf people after a set of simulated interaction observation sessions. The results are also described.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-09-04T14:15:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) ASSS16062017.pdf: 3946755 bytes, checksum: debe4101a0217eabfb123afc63ee874d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T14:15:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) ASSS16062017.pdf: 3946755 bytes, checksum: debe4101a0217eabfb123afc63ee874d (MD5) Previous issue date: 2017-06-16en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDesign participativopt_BR
dc.subjectQuestionário multimídiapt_BR
dc.subjectTestes de Usabilidadept_BR
dc.titleTUTAForm: questionário multimídia adaptado para respondente surdopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Yuska Paola Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8151282D8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8151282D8pt_BR
dc.description.resumoCom as diretrizes e leis de inclusão recursos de Tecnologia Assistiva vêm sendo desenvolvidos. Assim como para demais produtos interativos, estes devem passar por avaliações de usabilidade que considerem a perspectiva dos usuários reais. Nas abordagens tradicionais de observação da interação é comum o uso de questionários para identificação do perfil, satisfação e estado emocional dos participantes. Estes instrumentos podem ser inadequados quando seus respondentes são pessoas surdas não fluentes na língua portuguesa. Visando promover a autonomia de usuários surdos no processo de avaliação de recursos de TA, este trabalho descreve o planejamento e condução de oficinas de design participativo para adaptação de questionários. As oficinas foram realizadas com intérpretes de LIBRAS e pessoas surdas e o questionário resultante possui representações multimídia para questões/respostas. Uma versão beta da solução foi utilizada por pessoas surdas após um conjunto de sessões simuladas de observação da interação. Os resultados também são descritos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSS16062017.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons