Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Carla Gisele Macedo Santos Martins-
dc.date.accessioned2019-09-04T19:45:19Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-04T19:45:19Z-
dc.date.issued2018-05-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15546-
dc.description.abstractThis research analyzes new social and productive dynamics at production of renaissance lace in Cariri of Paraíba, Brazil, engendered by tension and dialogue between, on the one hand, the intervention of public and private agents in the activity and, on the other hand, the perception, incorporation and re-elaboration of recent devices by the artisans, in a dialogical interaction in transformation. The intention is to unveil how a local handicraft, traditionally produced in domestic environment, socially constructed from community relations and aimed at supplying the economic needs of poor families in Cariri of Paraíba, was converted into an extraordinary product, element of social distinction and object of desire and consumption in the Brazilian haute couture market. The production of this thesis is based on the understanding of artisanal economic activity as a social construction and its transformation from the rupture with the traditional social organization and introduction of logics even disconnected from the local context, such as competitiveness, entrepreneurship, innovation and linkage of artisanal production and new consumer markets (Karl Polanyi). When “discovered”, renaissance lace became part of government public policies implemented by Sebrae, projects of non-governmental organizations and dialogues and contracts established with designers and fashion brands, mediated by associations and cooperatives. These external influences promoted symbolic transubstantiation, producing the belief renaissance as a mark of social distinction (Pierre Bourdieu). In the dynamic social construction that produced multiple interactions, external agents and artisans were mutually re-signified, but the process that transformed the reality of women and promoted the valorization of the product “Renascença Paraíba” did not guarantee the same increase to the socioeconomic condition of the artisans.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-09-04T19:45:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 20589531 bytes, checksum: 92bfcf002d340b8f15bc345f101ec68c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T19:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 20589531 bytes, checksum: 92bfcf002d340b8f15bc345f101ec68c (MD5) Previous issue date: 2018-05-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRenda renascençapt_BR
dc.subjectCariri paraibanopt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectRenaissance lacept_BR
dc.subjectCariri paraibanopt_BR
dc.subjectTransformationpt_BR
dc.titleRenascença extraordinária : dinâmica social e produtiva em transformação no Cariri Paraibanopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Roberto Véras de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3105734658276566pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1617840820970487pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa analisa as novas dinâmicas sociais e produtivas da atividade da renda renascença no Cariri paraibano, engendradas a partir da tensão e do diálogo entre, de um lado, a intervenção de agentes públicos e privados na atividade e, de outro, a percepção, incorporação e reelaboração dos recentes dispositivos pelas artesãs rendeiras, numa interação dialógica em transformação. Busco compreender como um artesanato local, produzido tradicionalmente no ambiente doméstico, socialmente construído a partir de relações comunitárias e tendo como finalidade o suprimento de necessidades econômicas subsidiárias de famílias pobres do Cariri da Paraíba, foi convertido em produto extraordinário, elemento de distinção social e objeto de desejo e consumo no mercado da alta costura brasileira. Perpassa a construção da tese a compreensão da atividade econômica da renascença engendrada socialmente e sua transformação a partir da ruptura com a organização social tradicional e da introdução de lógicas até então alheias ao contexto local, como competitividade, empreendedorismo, inovação e vinculação da produção artesanal a mercados mais amplos de consumo (Karl Polanyi). Quando “descoberta”, a renascença passou a integrar políticas públicas governamentais executadas pelo Sebrae, projetos de organizações não governamentais e diálogos e contratos estabelecidos com estilistas e grifes de moda, mediados por associações e cooperativas. Essas influências externas promoveram a transubstanciação simbólica da atividade, produzindo a crença na renda renascença como traço de distinção social (Pierre Bourdieu). Nessa construção social dinâmica que produziu múltiplas interações, os agentes externos e as rendeiras foram mutuamente ressignificados, mas o processo que transformou a realidade das rendeiras e promoveu a valorização do produto “Renascença Paraíba” não garantiu o mesmo incremento à condição socioeconômica das artesãs.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total20,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons