Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCinelli, Patricia Crepaldi-
dc.date.accessioned2019-09-09T17:17:18Z-
dc.date.available2019-07-16-
dc.date.available2019-09-09T17:17:18Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15594-
dc.description.abstractCurrently, companies are increasingly competitive and in search of differentiation, as they depend directly on good results and excellence in customer perception. These, in turn, are more demanding and selective, because there is a range of options to meet their needs. Organizations need to be clear on the actions they develop and precise goals to achieve a good level of quality of products and services coupled with excellent service so that the equation is revealed in customer satisfaction. For this, it is fundamental to know the concepts of quality, the models of evaluation of the quality in services, conscientious application and to know and improve the satisfaction of its clients. The objective of this study was to evaluate the quality dimensions in the clients' perception in order to know their levels of satisfaction in relation to the company Litoral Pescados-PB. The methodology for conducting this study was based on the concepts of quality management in services and the SERVQUAL model that addresses five dimensions of quality: Reliability, Safety, Tangibles, Empathy and Responsiveness. This model prescribes to the interviewee what is expected of the product and service delivery (expectation) and what it actually found (perception) and the difference between the two is called a gap, reflecting how far the real from the ideal is. The research instrument was an elaborated questionnaire and tested, once adjusted to the type of product was applied to a sample of clients of said company, which made it possible to collect data, in which they were processed and presented in tables and graphs. The results obtained in the research refer to: identification of the most relevant attributes of the commercialized fish, service offered by the employees, their involvement and commitment to improve the quality of the services provided, the logistics used, the infrastructure and aspects of business management. The results showed that in the dimensions of tangibility and empathy reality and expectation are on the same level, a very satisfactory fact which shows the company and its clients. The dimensions of safety and responsiveness revealed weaknesses in the organization in the light of the clients interviewed, so these scores indicate that the organization should seek improvements in these sectors. Training of the collaborators on the processing and quality parameters of the fish and reduction of the time of response of the company to the complaints and complaints of the clients were recommended.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2019-09-09T17:17:18Z No. of bitstreams: 1 PCC16072019.pdf: 1761071 bytes, checksum: a08e075e3f727e4748660242bddbe10c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-09T17:17:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PCC16072019.pdf: 1761071 bytes, checksum: a08e075e3f727e4748660242bddbe10c (MD5) Previous issue date: 2019-07-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectModelo SERVQUAL.pt_BR
dc.subjectComercialização de pescadopt_BR
dc.titleSATISFAÇÃO DOS CLIENTES: O CASO DE UMA EMPRESA QUE COMERCIALIZA PESCADO EM JOÃO PESSOA - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Idrogo, Aurelia Altemira Acuna-
dc.description.resumoAtualmente, as empresas estão cada vez mais competitivas e em busca de diferenciação, pois dependem diretamente de bons resultados e excelência da percepção dos clientes. Esses, por sua vez, encontram-se mais exigentes e seletivos, por existir uma gama de opções para atender suas necessidades. As organizações precisam ter clareza nas ações que desenvolvem e objetivos precisos para obterem um bom nível de qualidade de produtos e serviços aliado a um excelente atendimento de modo que a equação se revele na satisfação do cliente. Para isso, é fundamental conhecer os conceitos da qualidade, os modelos de avaliação da qualidade em serviços, aplicação conscienciosa e conhecer e melhorar a satisfação de seus clientes. O objetivo desse trabalho foi avaliar as dimensões da qualidade na percepção dos clientes com o intuito de conhecer seus níveis de satisfação em relação à empresa Litoral Pescados-PB. A metodologia para a realização deste estudo tomou-se como base os conceitos de gestão da qualidade em serviços e o modelo SERVQUAL que aborda cinco dimensões da qualidade, são elas: Confiabilidade, Segurança, Tangíveis, Empatia e Responsividade. Esse modelo prescreve extrair do entrevistado o que espera do produto e prestação do serviço (expectativa) e o que ele realmente encontrou (percepção) e a diferença entre ambos é denominada de gap, refletindo quão distante está o real do ideal. O instrumento de pesquisa foi um questionário elaborado e submetido a teste, uma vez ajustado ao tipo de produto (pescado) foi aplicado a uma amostra de clientes da referida empresa, o que possibilitou a coleta de dados, os quais foram processados e apresentados em tabelas e gráficos. Os resultados obtidos na pesquisa se referem a: identificação dos atributos mais relevantes do pescado comercializado, atendimento oferecido pelos funcionários, seu envolvimento e comprometimento para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, a logística utilizada, a infraestrutura e aspectos da gestão do negócio. Os resultados mostraram que nas dimensões de tangibilidade e empatia a realidade e a expectativa dos clientes estão no mesmo nível, fato muito satisfatório o que mostra sintonia entre a empresa e seus fregueses. As dimensões de segurança e responsividade revelaram-se pontos fracos na organização à luz dos clientes entrevistados, logo esses escores indicam que a organização deve buscar melhorias nesses setores. Foram recomendados treinamentos dos colaboradores acerca do processamento do pescado e nos parâmetros de qualidade assim como redução do tempo de resposta da empresa às queixas e reclamações dos clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PCC16072019.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.