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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Thiago Viana de-
dc.date.accessioned2019-09-10T14:41:30Z-
dc.date.available2019-04-29-
dc.date.available2019-09-10T14:41:30Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15610-
dc.description.abstractAccessibility has been a neglected problem in the gaming industry due to the fast technological development and the increasing game development costs, where one of the most affected audiences by the absence of inclusion in such games are the visually impaired, since visual representation is the principal means of communication between the game and the player. For this reason, this work aims to analyze the gameplay validation process of a video game developed for the visually impaired through the application of playtest sessions between sighted and blind players, in order to improve the game through future game balancing, providing a valid experience for both audiences. Along with the tests, a questionnnaire was applied for further collection and analysis of the users' impressions about their experience with the game. The results showed that in spite of a good acceptance of the idea and a perceptible learning of the testers, game design and game mechanics problems were identi ed that made it impossible for the visually impaired to understand and play the game autonomously. Such adaptation di culties were also perceived among sighted individuals, in addition to the evident di culty in the game, creating perspectives for improvements in future versions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-09-10T14:41:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TVC29042019.pdf: 835067 bytes, checksum: e6da902a740949bc9998254951c35559 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-10T14:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TVC29042019.pdf: 835067 bytes, checksum: e6da902a740949bc9998254951c35559 (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos para cegospt_BR
dc.subjectGame designpt_BR
dc.subjectPlaytestingpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleProcesso de playtesting: um case do jogo para deficientes visuais Unsighted Journeypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Danielle Rousy Dias da-
dc.description.resumoA acessibilidade tem sido um problema negligenciado na industria de jogos, devido ao acelerado desenvolvimento tecnológico e os custos cada vez maiores de desenvolvimento de jogos, onde um dos públicos mais prejudicados pela ausência de inclusão em tais jogos s~ao os de cientes visuais, tendo em vista que a representação visual e o principal meio de comunica c~ao do jogo com o jogador. Por esta razão, este trabalho objetiva analisar o processo de validação do gameplay de um jogo desenvolvido para de cientes visuais por meio da aplicação de sessões de playtest entre videntes e cegos, visando a melhoria do jogo através de futuros balanceamentos, proporcionando uma experiência valida para ambos os públicos. Junto aos testes, foi aplicado um questionário para posterior coleta e análise das impressões dos usuários acerca da sua experiência com o jogo. Os resultados apresentaram que apesar de uma boa aceita c~ao da ideia e um perceptível aprendizado dos testantes, foram identi ficados problemas de game design e mecânicas de jogo que os impossibilitaram os de cientes visuais de entender e jogar o jogo de uma maneira mais autônoma. Tais di ficuldades de adaptação também foram percebidas entre videntes, alem da evidenciada difi culdade do jogo, criando perspectivas para melhorias em futuras versões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

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