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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Palmeira, Ruan Alves Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T18:44:20Z | - |
dc.date.available | 2018-11-07 | - |
dc.date.available | 2019-09-10T18:44:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15630 | - |
dc.description.abstract | One of the biggest challenges of the twenty- rst century is the sustainable development applied in the urban setting. The sustainable technologies change a city's infrastructure and the public services, improving citizens' quality of life, transforming them into Smart Cities. One of the points discussed in the context of Smart Cities is related to urban mobility. In Urban Mobility, electric trains contribute to the savings of natural resources when using electricity. One strategy to aid in the energy efficiency of trains is the use of Genetic Algorithms. Some literature works, which use Genetic Algorithms, were developed for speci c rail networks and do not use graphical interfaces to present the solutions discovered, making it di cult to identify improvements by other people. Given the context presented, the goal of this work is to identify a strategy to design a graphical interface, in Collaborative Systems, that allows its users to modify the con guration parameters of the Genetic Algorithm and the domain of the problem. As proof of concepts, a prototype was developed, evaluated by the heuristics proposed by Nielsen (1994), where it was possible to identify the alignment of the prototype with the purpose of the system and acquire feedback from users. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-09-10T18:44:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAPP07112018.pdf: 2564224 bytes, checksum: e5e4ba18151c37732d3a6d4e7f52b09a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-10T18:44:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAPP07112018.pdf: 2564224 bytes, checksum: e5e4ba18151c37732d3a6d4e7f52b09a (MD5) Previous issue date: 2017-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cidades inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Sistemas colaborativos | pt_BR |
dc.subject | Interface gráfica de usuário | pt_BR |
dc.title | Projeto de uma Graphical User Interface (GUI) de um sistema colaborativo para apoiar o estudo da eficiência energética em trens urbanos no contexto de cidades Inteligentes. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lino, Natasha Correia Queiroz | - |
dc.description.resumo | Um dos maiores desa os do seculo XXI é o desenvolvimento sustentável aplicado no cenário urbano. As tecnologias verdes modi ficam a infraestrutura e os serviços públicos das cidades, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos, transformando-as em Cidades Inteligentes. Um dos pontos discutidos no contexto das Cidades Inteligentes é com relação a mobilidade urbana. Na Mobilidade Urbana, os trens elétricos contribuem para a economia dos recursos naturais ao utilizar a energia elétrica. Uma estratégia para ajudar na e ficiência energética dos trens é a utilização de Algoritmos Genéticos. Alguns trabalhos da literatura, que usam Algoritmos Genéticos, foram desenvolvidos para malhas ferroviárias especificas e não utilizam interfaces gra ças para apresentar as soluções encontradas, di ficultando a identi ficação de melhorias por outras pessoas. Diante do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho é identi ficar uma estrategia para projetar uma interface gra ça, em Sistemas Colaborativos, que possibilite seus usuários modi ficarem os parâmetros de con figuração do Algoritmo Genético e do domínio do problema. Como prova de conceitos foi desenvolvido um protótipo funcional avaliado pelas heurísticas propostas por Nielsen(1994), onde foi possível identi ficar o alinhamento do protótipo com o proposito do sistema e adquirir o feedback dos usuários. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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