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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPalmeira, Ruan Alves Pontes-
dc.date.accessioned2019-09-10T18:44:20Z-
dc.date.available2018-11-07-
dc.date.available2019-09-10T18:44:20Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15630-
dc.description.abstractOne of the biggest challenges of the twenty- rst century is the sustainable development applied in the urban setting. The sustainable technologies change a city's infrastructure and the public services, improving citizens' quality of life, transforming them into Smart Cities. One of the points discussed in the context of Smart Cities is related to urban mobility. In Urban Mobility, electric trains contribute to the savings of natural resources when using electricity. One strategy to aid in the energy efficiency of trains is the use of Genetic Algorithms. Some literature works, which use Genetic Algorithms, were developed for speci c rail networks and do not use graphical interfaces to present the solutions discovered, making it di cult to identify improvements by other people. Given the context presented, the goal of this work is to identify a strategy to design a graphical interface, in Collaborative Systems, that allows its users to modify the con guration parameters of the Genetic Algorithm and the domain of the problem. As proof of concepts, a prototype was developed, evaluated by the heuristics proposed by Nielsen (1994), where it was possible to identify the alignment of the prototype with the purpose of the system and acquire feedback from users.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-09-10T18:44:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAPP07112018.pdf: 2564224 bytes, checksum: e5e4ba18151c37732d3a6d4e7f52b09a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-10T18:44:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAPP07112018.pdf: 2564224 bytes, checksum: e5e4ba18151c37732d3a6d4e7f52b09a (MD5) Previous issue date: 2017-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidades inteligentespt_BR
dc.subjectSistemas colaborativospt_BR
dc.subjectInterface gráfica de usuáriopt_BR
dc.titleProjeto de uma Graphical User Interface (GUI) de um sistema colaborativo para apoiar o estudo da eficiência energética em trens urbanos no contexto de cidades Inteligentes.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lino, Natasha Correia Queiroz-
dc.description.resumoUm dos maiores desa os do seculo XXI é o desenvolvimento sustentável aplicado no cenário urbano. As tecnologias verdes modi ficam a infraestrutura e os serviços públicos das cidades, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos, transformando-as em Cidades Inteligentes. Um dos pontos discutidos no contexto das Cidades Inteligentes é com relação a mobilidade urbana. Na Mobilidade Urbana, os trens elétricos contribuem para a economia dos recursos naturais ao utilizar a energia elétrica. Uma estratégia para ajudar na e ficiência energética dos trens é a utilização de Algoritmos Genéticos. Alguns trabalhos da literatura, que usam Algoritmos Genéticos, foram desenvolvidos para malhas ferroviárias especificas e não utilizam interfaces gra ças para apresentar as soluções encontradas, di ficultando a identi ficação de melhorias por outras pessoas. Diante do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho é identi ficar uma estrategia para projetar uma interface gra ça, em Sistemas Colaborativos, que possibilite seus usuários modi ficarem os parâmetros de con figuração do Algoritmo Genético e do domínio do problema. Como prova de conceitos foi desenvolvido um protótipo funcional avaliado pelas heurísticas propostas por Nielsen(1994), onde foi possível identi ficar o alinhamento do protótipo com o proposito do sistema e adquirir o feedback dos usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

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