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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15640
Tipo: TCC
Título: Analise experimental estática e dinâmica de viga de concreto armardo reforçada com barras externas protendidas
Autor(es): Souza Junnior, Jorge Jorge Luiz de
Primeiro Orientador: Diógenes, Hidelbrando Jose Farkat Diogenes Hidelbrando José Farkat Diógenes
Resumo: As obras de concreto estão presentes em todos os setores econômicos e pode-se dizer que ainda dominam o mercado. Entre outros fatores externos, suas características de resistência e durabilidade contribuem para essa difusão de seu uso. No entanto, à medida em que cresce o uso do concreto, avançam as novas configurações arquitetônicas que exigem das estruturas de obras civis modelos cada vez mais esbeltos. Esse tipo de configuração acarreta, entre outros fatores, a diminuição da rigidez global da estrutura, tornando-as mais suscetíveis às vibrações. Sob o ponto de vista das obras civis e obras de arte já construídas e que sob a ação do tempo e cargas acidentais (cargas de impacto, sísmicas, entre outras) sofrem perda de rigidez em termos globais ou pontuais (de seus elementos), a vibração torna-se um fator de perigo. Essas vibrações são os efeitos advindos das cargas dinâmicas as quais a estrutura está sendo submetida. Para avaliar os efeitos dessas ações a engenharia de estruturas faz uso da análise dinâmica. No campo da análise dinâmica, um dos métodos que busca avaliar esses efeitos frente as frequências naturais, modos de vibração e taxas de amortecimento é a análise modal. Esses parâmetros são conhecidos como os parâmetros modais e são importantes porque respondem às alterações de rigidez da estrutura. No que tange as respostas da estrutura aos efeitos dinâmicos, o reforço pode ser uma alternativa de ganho de rigidez e aumento da vida útil de um elemento que esteja sobe situação de perigo estrutural ou de incomobilidade ambiental. Dos diversos métodos já conhecidos e praticados pelo mercado, tem-se a protensão como um fator bastante presente nessas obras. Apesar disso, o uso da protensão externa ainda não é tão presente em meio a difundida utilização da protensão. No entanto, muitos fatores tornam a sua utilização uma alternativa viável, principalmente em se tratando de reforço de estruturas. Dessa forma, afim de introduzir os conceitos dinâmicos na análise de uma estrutura o presente trabalho busca avaliar os efeitos da protensão externa na rigidez e consequentemente nos parâmetros dinâmicos de uma viga de concreto armado desde seu estado íntegro até um estado de danificação em que haja significativa perda de rigidez simulando uma viga de viaduto submetida a um impacto de um caminhão em que parte de sua estrutura de concreto seja retirada através da obtenção dos seus parâmetros modais e de deformação.
Abstract: Concrete works are present in all economic sectors and it can be said that they still dominate the market. Among other external factors, its resistance and durability characteristics contribute to this diffusion of its use. However, as the use of concrete grows, the new architectural configurations advance, requiring ever more slender models of civil works. This type of configuration entails, among other factors, the decrease of the overall stiffness of the structure, making them more susceptible to vibrations. From the point of view of civil works and works of art already built and that under the action of time and accidental loads (impact loads, seismic, among others) suffer loss of rigidity in global or punctual terms (of its elements), the vibration becomes a danger factor. These vibrations are the effects arising from the dynamic loads to which the structure is being subjected. To evaluate the effects of these actions, structural engineering makes use of dynamic analysis. In the field of dynamic analysis, one of the methods that seeks to evaluate these effects against natural frequencies, vibration modes and damping rates is modal analysis. These parameters are known as modal parameters and are important because they respond to changes in structure stiffness. As regards structure responses to dynamic effects, reinforcement can be an alternative to gain rigidity and increase the useful life of an element that is under a situation of structural danger or environmental incom- patibility. Of the various methods already known and practiced by the market, one has the protension as a very present factor in these works. Despite this, the use of external protonation is not yet so prevalent amid the widespread use of the proton. However, many factors make its use a viable alternative, especially when it comes to reinforcing structures. Thus, in order to introduce the dynamic concepts in the analysis of a structure the present work seeks to evaluate the effects of the external protension in the rigidity and consequently in the dynamic parameters of a beam of reinforced concrete from its intact state until a state of damage in which there is significant loss of rigidity by simulating an overpass beam subjected to an impact of a truck in which part of its concrete structure is removed by obtaining its modal and deformation parameters. Keywords: reinforced concrete; vibrations; stiffness; modal analysis; structural reinforcement
Palavras-chave: Concreto armado
Vibrações
CNPq: ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Cívil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15640
Data do documento: 9-Mai-2019
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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