Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Deyse Kelly Medeiros-
dc.date.accessioned2019-09-12T13:02:59Z-
dc.date.available2019-05-23-
dc.date.available2019-09-12T13:02:59Z-
dc.date.issued2019-05-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15661-
dc.description.abstractNão constapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2019-09-12T13:02:59Z No. of bitstreams: 1 DKMS23052019.pdf: 10093368 bytes, checksum: 58668f789a80116b77160a919821168d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T13:02:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DKMS23052019.pdf: 10093368 bytes, checksum: 58668f789a80116b77160a919821168d (MD5) Previous issue date: 2019-05-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectConstrução sustentávelpt_BR
dc.subjectIluminação naturalpt_BR
dc.titleGumbane: escola primáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nome, Carlos Alejandro,-
dc.description.resumoA universalização do acesso à educação, como estabelecida pelos líderes da ONU, em 1945, é uma realidade distante para países como Moçambique cuja taxa de analfabetismo chega a 55%, repercutindo diretamente na qualidade de vida da população e no desenvolvimento humano e econômico do país. Baseada na investigação acerca de causas e consequências da falta de acesso à educação, surge a proposta deste trabalho, o anteprojeto da Escola Primária de Gumbane, localizada em um assentamento populacional que da nome a escola, Gumbane, inserido no distrito de Boane, em Moçambique. Que conta atualmente com uma estrutura subdimensionada para a demanda de alunos a qual acompanha o crescimento populacional do país que duplicou no intervalo de 10 anos. A proposta foi desenvolvida em 3 etapas, i. compreensão da demanda, buscando a aproximação com a realidade do local e suas particularidades; ii. investigação de possibilidades, testando e pesquisando soluções em resposta às problemáticas encontradas e iii. proposição, com o desenvolvimento do projeto baseado no cenário sintetizado a partir da metodologia do problem seeking, com o objetivo de obter respostas viáveis e condizentes com a realidade do local. O projeto da Escola Primária de Gumbane é um desafi o e uma chamada de atenção, para que não se cessem as tentativas enquanto houver possibilidades de utilizar a arquitetura para promover qualidade de vida e desenvolvimento humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DKMS23052019.pdf9,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.