Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15661Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Deyse Kelly Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2019-09-12T13:02:59Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-23 | - |
| dc.date.available | 2019-09-12T13:02:59Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15661 | - |
| dc.description.abstract | Não consta | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2019-09-12T13:02:59Z No. of bitstreams: 1 DKMS23052019.pdf: 10093368 bytes, checksum: 58668f789a80116b77160a919821168d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-12T13:02:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DKMS23052019.pdf: 10093368 bytes, checksum: 58668f789a80116b77160a919821168d (MD5) Previous issue date: 2019-05-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
| dc.subject | Construção sustentável | pt_BR |
| dc.subject | Iluminação natural | pt_BR |
| dc.title | Gumbane: escola primária | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nome, Carlos Alejandro, | - |
| dc.description.resumo | A universalização do acesso à educação, como estabelecida pelos líderes da ONU, em 1945, é uma realidade distante para países como Moçambique cuja taxa de analfabetismo chega a 55%, repercutindo diretamente na qualidade de vida da população e no desenvolvimento humano e econômico do país. Baseada na investigação acerca de causas e consequências da falta de acesso à educação, surge a proposta deste trabalho, o anteprojeto da Escola Primária de Gumbane, localizada em um assentamento populacional que da nome a escola, Gumbane, inserido no distrito de Boane, em Moçambique. Que conta atualmente com uma estrutura subdimensionada para a demanda de alunos a qual acompanha o crescimento populacional do país que duplicou no intervalo de 10 anos. A proposta foi desenvolvida em 3 etapas, i. compreensão da demanda, buscando a aproximação com a realidade do local e suas particularidades; ii. investigação de possibilidades, testando e pesquisando soluções em resposta às problemáticas encontradas e iii. proposição, com o desenvolvimento do projeto baseado no cenário sintetizado a partir da metodologia do problem seeking, com o objetivo de obter respostas viáveis e condizentes com a realidade do local. O projeto da Escola Primária de Gumbane é um desafi o e uma chamada de atenção, para que não se cessem as tentativas enquanto houver possibilidades de utilizar a arquitetura para promover qualidade de vida e desenvolvimento humano. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DKMS23052019.pdf | 9,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
