Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Allison de Sousa-
dc.date.accessioned2019-09-13T13:52:19Z-
dc.date.available2018-02-06-
dc.date.available2019-09-13T13:52:19Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15690-
dc.description.abstractThe mc toolbox roots is a computational tool to aid the teaching of disciplines that contains numerical methods in the search of the studied functions's roots. The main focus of this tool was the teaching of the discipline of introduction to scienti c computing, where a high failure rate was detected. Created using the constructivist teaching approach, using MATLAB software and the GUI editor, it has a very user-friendly environment. The tool allows the teacher to show how the methods work in practice, leaving aside the traditional teaching mode "chalkboard and chalk"and putting a certain action to get a better motivation of the students. The main functionalities are: graphically visualizing of the method through ani- mations, interacting with the graph by zooming and manual moving and nding approximate roots of several types of equations. With the use of this tool, it is hoped to facilitate the teaching process in the subject of introduction to scienti c computing and gives the student a greater motivation to try to solve the problem of failures.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-09-13T13:52:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASM06022018.pdf: 1498224 bytes, checksum: 1c496d941afe4982df64979e0c1e714c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-13T13:52:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASM06022018.pdf: 1498224 bytes, checksum: 1c496d941afe4982df64979e0c1e714c (MD5) Previous issue date: 2017-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagens de programaçãopt_BR
dc.subjectMatemática computacionalpt_BR
dc.subjectMétodos numéricospt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.titleUma ferramenta computacional para ensino-aprendizagem de métodos numéricospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Gilberto-
dc.description.resumoA mc toolbox raízes é uma ferramenta computacional para auxilio do ensino de disciplinas que contem métodos numéricos na busca de raízes das funções estudadas. Sendo o foco principal desta ferramenta o ensino da disciplina de introdução á computação cientifica, onde foi detectado uma alto índice de reprovação por falta. Criada seguindo a abordagem de ensino construtivista, com a utilização do software MATLAB e do editor GUI, ela possui um ambiente muito amigável e de simples manuseio para o usuário. A ferramenta permite ao professor mostrar como os métodos funcionam na pratica, deixando de lado o modo de ensino tradicional "quadro e giz" e colocando uma determinada ação para obter uma motivação melhor por parte dos alunos. As principais funcionalidades são: visualizar gra ficamente o método através de animações, interagir com o gráfi co através de zoom e movimentação manual e encontrar raízes aproximadas de diversos tipos de equações. Com o uso desta ferramenta, espera-se facilitar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de introdução a computação cientifica e da ao aluno uma maior motivação para tentar solucionar o problema de reprovações por falta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática Computacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASM06022018.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons