Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, PAULO FERNANDO DUTRA DE-
dc.date.accessioned2019-09-16T11:54:26Z-
dc.date.available2019-05-13-
dc.date.available2019-09-16T11:54:26Z-
dc.date.issued2019-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15712-
dc.description.abstractFormation and professional qualification are two importante basis points of the economic and social development of a country. Being one of the courses present in the foundation of the Federal University of Paraíba, the Civil Engineering course has formed, in the last 10 years, around 650 professionals. This study aims to analyze the profile of these professionals with a survey of their socioeconomic characteristics such as schooling, income, sex and professional status, and their professional insertion, comparing academic training and the reality faced in the job market to list the faulty points and those who are prominent in the training, as well as discovering what the evaluation of the course is from the perspective of the professionals trained by it. Data were collected through the application of an online form, participants were classified from their answers and grouped according to their common characteristics. The results show the configuration of a worrying scenario for civil engineers trained in the last years and probably for the next ones, if solutions are not constructed that update the contents given, meet the market demands and use new and more participative teaching methodologies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Oneida Pontes (o-dpontes@ig.com.br) on 2019-09-16T11:54:26Z No. of bitstreams: 1 PFDO13052010.pdf: 1314002 bytes, checksum: 4488d2f422c3136e9e19608426d6d5e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-16T11:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PFDO13052010.pdf: 1314002 bytes, checksum: 4488d2f422c3136e9e19608426d6d5e3 (MD5) Previous issue date: 2019-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.titleANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS EGRESSOS, SUA INSERÇÃO PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2009 E 2018pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pablo Brilhante de Sousa-
dc.description.resumoA formação e a qualificação profissional são dois dos pilares para o desenvolvimento econômico e social de um país. Sendo um dos cursos presentes na fundação da Universidade Federal da Paraíba, o curso de Engenharia Civil formou, apenas nos últimos 10 anos, em torno de 650 profissionais. Este estudo tem como objetivo fazer a análise do perfil desses profissionais com o levantamento de suas características socioeconômicas como escolaridade, renda, sexo e situação profissional, e sua inserção profissional, comparando formação acadêmica e a realidade enfrentada no mercado de trabalho para elencar os pontos falhos e os de destaque na formação, como também descobrir qual é a avaliação do curso sob a ótica dos profissionais formados por ele. Os dados foram levantados por meio da aplicação de um formulário online, os participantes foram classificados a partir de suas respostas e agrupados de acordo com suas características comuns. Os resultados mostram a configuração de um cenário preocupante para os Engenheiros Civis formados nos últimos anos e provavelmente para os próximos, caso não sejam construídas soluções que atualizem os conteúdos ministrados, atendam às demandas de mercado e utilizem novas metodologias de ensino mais participativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Cívil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFDO13052010.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.