Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15751
Tipo: TCC
Título: Estudo sobre a retenção de estudantes do curso de Ciências Contábeis em uma IES pública
Autor(es): Carvalho, Anne Carine Morais de
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Resumo: O presente estudo se propôs a identificar quais as características predominantes da retenção de discentes do curso de Ciências Contábeis em uma IES pública. A pesquisa pode ser classificada como descritiva e os procedimentos como pesquisa bibliográfica, documental e de pesquisa de campo. Quanto à abordagem do problema é quantitativa e qualitativa, com predominância na primeira. A amostra da pesquisa documental ficou composta por 12 turmas, sendo 6 do turno matutino e 6 do noturno. Em seguida para confrontar os dados foi aplicado um questionário com 16 perguntas divididas em 3 blocos resultando um total de 796 alunos, sendo distribuídos por 537 alunos na análise documental e 259 alunos matriculados no corrente ano com aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que cerca de 80% e 90% dos alunos da manhã e noite, respectivamente, não finalizam o último período no tempo mínimo regular do curso. Também ficaram constatadas que matérias com predominância em cálculo, com exceção de Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade para o turno da manhã, estão entre as duas disciplinas com maior número de retenção, em períodos que elas estão presentes. Excetuando-se o último período, visto os processos naturais de desistência e reprovação, foi observado o 2° período com maior índice de retenção, na disciplina de Matemática Financeira com 61,67%, para o turno da manhã, e o 6° período, na disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis com 84,51%, para o turno da noite. Outro dado que chamou atenção, especificamente para o turno da noite, foi o aumento quase que duplicado do número de retenção em Matemática Financeira (76,09%) relativo à maior disciplina em número de retenção do 1° período, Matemática I (42,76%). Por fim, em relação às possíveis causas da retenção na percepção dos próprios alunos reprovados, percebeu-se que a dificuldade na disciplina, a metodologia de ensino dos professores e o cansaço provocado pelo trabalho, contribuíram para a não aprovação destes. Pode-se afirmar que os resultados demonstraram um índice elevado de alunos que não finalizam o último período no tempo mínimo regular do curso e que existe uma defasagem na aprendizagem de matemática que implica na reprovação no ensino superior em disciplinas com predominância em cálculo.
Abstract: The present study aimed to identify the predominant characteristics of the retention of students of the Accounting Sciences course in a public HEI. The research can be classified as descriptive and procedures as bibliographic, documentary and field research. The approach to the problem is quantitative and qualitative, with predominance in the first. The sample of the documentary research was composed by 12 classes, 6 of the morning shift and 6 of the nocturnal. Then, a questionnaire was applied with 16 questions divided into 3 blocks resulting in a total of 796 students, distributed by 537 students in the documentary analysis and 259 students enrolled in the current year with questionnaire application. The results showed that about 80% and 90% of the morning and evening students, respectively, did not finish the last period in the regular minimum course time. It was also observed that subjects with a predominance in calculation, except for Quantitative Methods Applied to Accounting for the morning shift, are among the two disciplines with the highest number of retention, in periods that are present. Except for the last period, considering the natural processes of withdrawal and disapproval, the second period with the highest retention index was observed, in the discipline of Financial Mathematics with 61.67% for the morning shift, and the 6th period , in the discipline of Analysis of Financial Statements with 84.51%, for the night shift. Another interesting fact, especially for the night shift, was the almost double increase in the number of retention in Financial Mathematics (76.09%) relative to the higher discipline in retention numbers of the 1st period, Mathematics I (42, 76%). Finally, regarding the possible causes of the retention in the perception of the reproached students themselves, it was noticed that the difficulty in the discipline, the teaching methodology of the teachers and the fatigue provoked by the work, contributed for the non-approval of these. It can be affirmed that the results showed a high number of students who do not finish the last period in the regular minimum time of the course and that there is a lag in the learning of mathematics that implies in the reprobation in the higher education in disciplines with predominance in calculation.
Palavras-chave: Retenção de alunos
Ensino superior em Ciências Contábeis
Ensino superior na Paraíba
Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15751
Data do documento: 24-Mai-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMC17092019.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons