Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15755
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Suênia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T12:46:05Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11 | - |
dc.date.available | 2019-09-18T12:46:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15755 | - |
dc.description.abstract | This work aims to teach basic concepts of Computer Science to elementary school students through the methodology of Computer Science Unplugged. This methodology allows the teaching of Computing concepts without any contact with computers in schools, through playful activities and games, using different materials. The group chosen was the 2nd year of primary education at a State School in the city of Campina Grande - PB, with students in the age group between 6 and 8 years. The subjects covered in the classes were: Counting the points - binary numbers and Coloring with numbers - representation of images, which were selected from the book Computer Science Unplugged (Bell, T., Witten, I. H., Fellows, M., Adams, R., & McKenzie, J., 2011). The activities were adapted according to the group of the 2nd grade class. The students apprehended very well the content, were very participative and claimed to have learned some basic principles of Computer Science, which has been proven through small tests and evaluations and the monitoring of classroom activities. We conclude that with the use of this methodology it is possible to transmit the basic knowledge of Computing without using any computer. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-09-18T12:46:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSR11102017.pdf: 2918230 bytes, checksum: fcf82fc6ac0175e9b633d1c29a4e1ae2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-18T12:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSR11102017.pdf: 2918230 bytes, checksum: fcf82fc6ac0175e9b633d1c29a4e1ae2 (MD5) Previous issue date: 2017-08-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de computação | pt_BR |
dc.subject | Computação desplugada | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.title | Computação desplugada no ensino fundamental I: uma experiência metodológica numa escola pública na Paraíba. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Josilene Aires | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo ensinar conceitos básicos de Computação a alunos do ensino fundamental através da metodologia de Computação desplugada. Esta metodologia permite o ensino da Computação sem nenhum contato com computadores nas escolas, através de atividades lúdicas e jogos, utilizando diferentes materiais. A turma escolhida foi o 2º ano do ensino fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, na cidade de Campina Grande – PB, com alunos e alunas na faixa etária entre 6 e 8 anos. Os temas abordados nas aulas foram: Contando os pontos – números binários e Colorindo com números – representação de imagens, os quais foram selecionados a partir do livro Computer Science Unplugged (Bell, T., Witten, I. H., Fellows, M., Adams, R., & McKenzie, J., 2011). As atividades foram adaptadas de acordo com a faixa etária da turma do 2º ano. Os estudantes receberam muito bem o conteúdo apresentado, foram muito participativos e afirmaram ter aprendido alguns princípios básicos das Ciências da Computação, o que foi comprovado através de pequenos testes e avaliações e do acompanhamento das atividades em sala de aula. Concluímos que com a utilização desta metodologia é possível transmitir os conhecimentos básicos de Computação sem a utilização do computador. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Computação à Distancia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SSR11102017.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons