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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Windemberg Costa-
dc.date.accessioned2019-09-18T13:11:57Z-
dc.date.available2019-02-08-
dc.date.available2019-09-18T13:11:57Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15756-
dc.description.abstractLearning to program is often challenging for many people, especially in the early stages. In Computer Science courses, programming-related disciplines have high failure rates, resulting in students dropping out or avoinding such courses. In order to change this reality, studies aimed at understanding the problem and offering solutions are being elaborated, so the motivation is understood as being a key factor in this sense. Thus, one of the suggested alternatives is the use of PHYSICAL COMPUTING, through the Arduino platform, for teaching programming. The first refers to the practice of developing digital systems capable of interacting with the analog world. In turn the Arduino is a prototyping platform (open-source) that allows the implementation of such systems with minimal knowledge of electronics, so that users can focus on the programming aspect. PHYSICAL COMPUTING is commonly applied in robotics and automation projects, which involve programming learning. Therefore, it can be used in courses aimed at teaching programming, approaching practical projects, capable of conferring a ludic character that awakens attraction and engagement for studies. In addition, it is suggested the use of the ARCS model of motivational design to increase attractiveness. This model recommends that the motivation is conditioned by four elementary factors: attention, relevance, confidence and satisfaction, which when satisfied contribute to the learning process. Such aspects can be stimulated in the context of PHYSICAL COMPUTING. After exploring the themes described, this dissertation proposes an online course to support teaching programming, using the Arduino platform in a simulator, based on the ARCS model of motivational design, as a way of reverberating the ideas presented. It is hoped that the work can contribute to the understanding and reflection of the topics, thus collaborating for alternatives that provide its resolution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-09-18T13:11:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WCS08022019.pdf: 1806512 bytes, checksum: 8ffddc588617fc7d27e44df42824db54 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-18T13:11:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WCS08022019.pdf: 1806512 bytes, checksum: 8ffddc588617fc7d27e44df42824db54 (MD5) Previous issue date: 2018-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectComputação físicapt_BR
dc.subjectARCSpt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.titleAplicando a computação física e o arduino para o apoio ao ensino de programação com base na abordagem motivacional ARCS: uma proposta de curso a distância com o uso de simuladorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Alisson Vasconcelos de-
dc.description.resumoO aprendizado de programação costuma ser uma prática desafiadora a muitas pessoas, sobretudo no começo. Nos cursos de Computação, sobretudo, disciplinas relacionadas a programação apresentam altos índices de reprovação, ocasionando em última instância na desistência ou evasão. Visando mudar tal realidade, estudos voltados a compreensão do problema e a oferecer soluções vem sendo elaborados, se compreendendo a motivação como sendo um fator chave nesse sentido. De tal modo, uma das alternativas sugeridas é o uso da Computação Física, através da plataforma Arduino, para o ensino de programação. A primeira remete à prática de desenvolver sistemas digitais capazes de interagir com o meio analógico. Já o Arduino se trata de uma plataforma de prototipagem Open-Source (Projeto de hardware livre) que permite a implementação de tais sistemas com mínimo conhecimento de eletrônica, podendo os usuários focar na programação. A Computação Física é comumente aplicada em projetos de robótica e automação, que por si só envolvem o aprendizado de programação. Sendo assim, pode-se utilizá-la em cursos destinados ao ensino de programação, abordando projetos práticos, também capazes de conferir um caráter lúdico que desperta a atração e o engajamento para os estudos. Complementarmente se sugere o uso do modelo ARCS de design motivacional para aumentar a atratividade da instrução. O mesmo preconiza que a motivação é condicionada a quatro fatores elementares: atenção, relevância, confiança e satisfação, que quando satisfeitos contribuem para a aprendizagem. Assim, os mesmos podem ser estimulados do contexto da Computação Física. Após explorar os temas descritos, apresenta-se uma proposta de curso online para o apoio ao ensino de programação, aplicando o uso da plataforma Arduino em simulador, se pautando pelo modelo ARCS de design motivacional, como forma de reverberar as ideias apresentadas. Se espera que o trabalho possa contribuir para a compreensão e reflexão do tema, assim como colaborar para alternativas que proporcionem sua resolução.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

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