Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Salviano Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-09-18T13:57:41Z-
dc.date.available2018-10-04-
dc.date.available2019-09-18T13:57:41Z-
dc.date.issued2018-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15760-
dc.description.abstractThis work presents a study of case of the potential of LA (Learning Analytics), for the atmosphere Moodle in the Course of Degree in Computation, modality the distance, specifically in the disciplines of Introduction to the Programming and Matemática Element, motivated for the high retention index and disapproval of those disciplines. It was sought the observation and consequent proof / reply of the developed learning. Trying to determine the reasons of the learning difficulty in the process teaching-learning applied and the positive contribution that the Analytical of the Learning could offer to revert such picture and to favor the acting earnings in the teaching-learning. The contribution of the resources of LA was discussed made available for the platform Moodle and tools that can be joined the east seeking the improvement of the process teaching learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-09-18T13:57:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SGM04102018.pdf: 1127122 bytes, checksum: d696f968d1b5bbe1eac2567567c21f02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-18T13:57:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SGM04102018.pdf: 1127122 bytes, checksum: d696f968d1b5bbe1eac2567567c21f02 (MD5) Previous issue date: 2018-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem analíticapt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO potencial de LA para o moodle do curso de licenciatura em computação: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Danielle Rousy Dias da-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo de caso do potencial de LA (Learning Analytics), para o ambiente Moodle no Curso de Licenciatura em Computação, modalidade à distância, especificamente nas disciplinas de Introdução à Programação e Matemática Elementar, incentivado pelo alto índice de retenção e reprovação dessas disciplinas. Procurou-se a observação e consequente comprovação/contestação da aprendizagem desenvolvida. Procurando determinar os motivos da dificuldade de aprendizagem no processo ensino-aprendizagem aplicado e a contribuição positiva que a Analítica da Aprendizagem poderia oferecer para reverter tal quadro e favorecer o ganho de desempenho no ensino-aprendizagem. Discutiu-se a contribuição dos recursos de LA disponibilizados pela plataforma Moodle e ferramentas que possam ser agregadas visando à melhoria do processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SGM04102018.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons