Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbalho, Rodrigo Bernardino da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-18T14:11:58Z-
dc.date.available2019-01-29-
dc.date.available2019-09-18T14:11:58Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15764-
dc.description.abstractThe Mathematics has become the leader discipline in research with a bigger index of students in support classes and also failing the year, especially in the first year of high school. To find the difficulties that lead to this context, the mathematics teacher can use as a solution the insertion of educational games as aids in learning, choosing them properly to find possible difficulties in teaching mathematics. Based on the assumption, the game Gate was chosen as object of study in E.E.M.Prof. Orlando Cavalcanti Gomes to identify the main difficulties in learning math in a first year high school class. The application of Gate served to analyze how the interactivity of the game, in addition to assist the teacher in improving the level of teaching of the medium level. For this, the students used the game and soon after, a personal assessment was made for each student, observing their level of satisfaction and difficulty that they had with the utilization of the Gate game. Through this process, it was possible to identify that many students presented great difficulty in the logical reasoning. Therefore, the utilization of the Portal served as an aid to verify the knowledges of the students acquired previously and to stimulate the logical reasoning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-09-18T14:11:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RBSB29012019.pdf: 4357996 bytes, checksum: 33b98ff4b1fa1d6709237db1e5d8f566 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-18T14:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RBSB29012019.pdf: 4357996 bytes, checksum: 33b98ff4b1fa1d6709237db1e5d8f566 (MD5) Previous issue date: 2018-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogo educativo Gatept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUtilização do jogo Gate como mediador do ensino da matemática no primeiro ano do nível médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Lucas Marques da-
dc.description.resumoA Matemática tornou-se a disciplina líder nas pesquisas com maior índice de alunos em recuperação e também de reprovações, principalmente no primeiro ano do ensino médio. Para encontrar as dificuldades que levam a esse contexto, o professor de matemática pode utilizar como solução, a inserção de jogos educacionais como auxílio na aprendizagem, escolhendo-os adequadamente para encontrar possíveis dificuldades no ensino da matemática. Partindo deste pressuposto, o jogo Gate foi escolhido como objeto de estudo na E.E.M.Prof.Orlando Cavalcanti Gomes para identificar as principais dificuldades no aprendizado de matemática em uma turma do primeiro ano do ensino médio. A utilização do Gate serviu para analisar como a interatividade do jogo, pode auxiliar o docente a melhorar a prática em sala de aula no nível médio. Para melhorar o aprendizado em sala de aula, os alunos utilizam o jogo Gate. Foi realizado uma avaliação pessoal para cada estudante, observando seu nível de satisfação e dificuldade que tiveram com a utilização do jogo Gate. Por meio desse processo, foi possível identificar que boa parte dos alunos apresentaram grande dificuldade no raciocínio lógico. Logo, a utilização do Gate serviu como auxílio para verificar os conhecimentos dos alunos adquiridos previamente e estimular o raciocínio lógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBSB29012019.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons