Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Julieta Pereira da-
dc.date.accessioned2019-09-19T14:53:41Z-
dc.date.available2019-06-05-
dc.date.available2019-09-19T14:53:41Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15784-
dc.description.abstractOne of the determining factors for a company is to understand the behavioral factors of its employees, and based on this understanding adopt practices that aim to encourage attitudes of lengths of goals and who knows, overcoming them. This research aimed to identify the behavior of the leaders and leaders of a telecommunications company based on Douglas McGregor's X and Y theory. It was a descriptive research, through a case study, with quantitative method. The study was carried out with the employees of the company L & M Telecom in the city of Guarabira, Paraíba. For the analysis of the data were used tables of Microsoft Excel version 2007, which could obtain values ​​that possibly designate the results of this research that point to the existence of tendency of the majority of the collaborators for the theory Y. Of the organizational theories, highlight Douglas McGregor's X and Y theories as relevant to this analysis of human resources. It can be seen that the transition from X to Y, that is, from a worker's position that does not like work or responsibility for a mature, creative and participative posture, must be carried out in a continuous process, being the leader's own posture decisive for the achievement of results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laís Santos (laisemanuely@cchsa.ufpb.br) on 2019-09-19T14:53:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) AJPS19092019.pdf: 1037590 bytes, checksum: 7308da062cad0d5b60cf0afc1a2373cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-19T14:53:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) AJPS19092019.pdf: 1037590 bytes, checksum: 7308da062cad0d5b60cf0afc1a2373cb (MD5) Previous issue date: 2019-06-05en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectLíderespt_BR
dc.subjectLideradospt_BR
dc.subjectTeoria Xpt_BR
dc.subjectTeoria Ypt_BR
dc.titleGestão comportamental: relação entre líderes e liderados com base na Teoria X e Y de Douglas McGregor em uma empresa de pequeno portept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paulino, Raissa Dália-
dc.description.resumoUm dos motivos determinantes para uma empresa é compreender os fatores comportamentais de seus colaboradores, e com base nesse entendimento adotar práticas que visem incentivar posturas de comprimentos de objetivos e quem sabe, superação destes. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o comportamento dos líderes e liderados de uma empresa do setor de telecomunicações com base na teoria X e Y de Douglas McGregor. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso, com método quantitativo. O estudo foi realizado com os colaboradores da empresa L&M Telecom na cidade de Guarabira na Paraíba. Para a análise dos dados foram utilizadas tabelas do Microsoft Excel versão 2007, a qual se pôde obter valores que possivelmente designe os resultados desta pesquisa que apontam para a existência de tendência da maioria dos colaboradores para a teoria Y. Das teorias organizacionais, podem-se destacar as teorias X e Y de Douglas McGregor como relevantes para esta análise dos recursos humanos. Percebe-se que a transição de X para Y, ou seja, de uma postura de trabalhador que não gosta do trabalho e nem de responsabilidade para uma postura madura, criativa e participativa, deve ser realizada em processo continuo, sendo a postura do próprio líder decisiva para o alcance dos resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJPS19092019.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons