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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15788
Tipo: TCC
Título: Educação financeira: um estudo sobre o nível de educação financeira dos colaboradores das filiadas de uma central de cooperativas de crédito na região Nordeste
Autor(es): Oliveira, Izabelly Pontes de
Primeiro Orientador: Correia, Thamirys de Sousa
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o nível de educação financeira dos colaboradores das filiadas de uma central de cooperativas de crédito na região Nordeste. Define-se como uma pesquisa descritiva, de levantamento e com abordagem quantitativa. A amostra é composta por 243 participantes, que corresponde a 41,5% da população. A coleta dos dados foi feita através da aplicação de questionário dividido em quatro blocos, totalizando 24 quesitos e a análise dos dados foi realizada a partir de técnicas de estatística descritiva. Os resultados apontam que a faixa etária dos respondentes se concentrou de forma expressiva entre 21 e 30 anos e a maioria possui ensino superior completo. Em relação ao nível de confiança dos colaboradores para gerir suas finanças pessoais, foi possível identificar que a maior parte, 50,2%, se sente razoavelmente seguro, enquanto que apenas 1,6% se sente inseguro. Dentre os produtos financeiros mais utilizados, 96,7% dos profissionais afirmaram utilizar cartão de crédito e 48,6% declararam possuir empréstimo pessoal. O maior número dos questionados possui entre 21% e 30% da sua renda comprometida com o pagamento de parcelas de empréstimos e financiamentos, ao passo que 23% dos profissionais não possuem tais obrigações. Apenas 9,5% dos respondentes possuem operações em atraso, sendo o cartão de crédito responsável por 44,8% dos casos de inadimplência. Diante dos resultados obtidos com esta pesquisa, conclui-se que, em geral, os colaboradores podem ser considerados educados financeiramente.
Abstract: This study aimed to analyze the level of financial education of the employees of the affiliates of a central credit cooperatives in the Northeast region. It is defined as a descriptive research, survey and quantitative approach. The sample is composed of 243 participants, which corresponds to 41.5% of the population. Data collection was done through the application of a questionnaire divided into four blocks, totaling 24 questions and data analysis was performed using descriptive statistics techniques. The results indicate that the age group of the respondents concentrated expressively between 21 and 30 years old, and most of them have completed higher education. Regarding the level of confidence of employees to manage their personal finances, it was possible to identify that the majority, 50.2%, feel reasonably safe, while only 1.6% feel insecure. Among the most used financial products, 96.7% of professionals said they use credit cards and 48.6% said they had personal loans. The largest number of respondents has between 21% and 30% of their income committed to the payment of loans and financing installments, while 23% do not have such obligations. Only 9.5% of the respondents have operations in arrears, and the credit card accounts for 44.8% of the default cases. Considering the results obtained with this research, it is concluded that, in general, employees can be considered financially literate.
Palavras-chave: Educação financeira
Cooperativas de Crédito
Cooperativismo
Endividamento
Finanças pessoais
Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15788
Data do documento: 24-Abr-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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