Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15820
Tipo: TCC
Título: Exame de qualificação técnica: percepção de peritos contadores a respeito da eficácia para ingresso na profissão
Autor(es): Cavalcanti, Jéssica Maria de Lira
Primeiro Orientador: Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega
Resumo: A partir da aceitação da ideia que as profissões existem como resposta a uma demanda do mercado, fica fácil compreender porque a busca de qualidade se constitui em matéria de preocupação daqueles que atuam e dos que têm a responsabilidade de regulamentar o exercício prático. Nesse sentido, o Exame de Qualificação Técnica (EQT) para inserção do Contador na profissão de Perito Contábil é algo novo. Tendo em vista que o EQT se constitui em requisito para acesso à atuação como Perito Contábil, a presente pesquisa teve por objetivo identificar a percepção de peritos contábeis em relação à eficácia do exame, como qualidade inicial para admissão no exercício prático da perícia contábil, ressaltando-se a relevância da opinião dos peritos, haja vista que são eles quem, efetivamente, exercem a profissão. A pesquisa, do tipo survey, teve como alvo de consultas peritos que atuam na cidade de João Pessoa. O instrumento da pesquisa foi organizado na forma de questionário formatado como Escala de Likert e para as conclusões optou-se pela aplicação de estatística descritiva e por uma medida percentual. Como resposta à questão de pesquisa formulada, e de acordo com a metodologia utilizada os resultados indicaram que entre os peritos consultados há a percepção que o EQT é um instrumento eficaz para avaliar a qualidade dos ingressantes na profissão de perito contábil. Apresentando uma média das questões respondidas de 88,79%, apontando que os peritos concordam totalmente com a aplicação do EQT.
Abstract: From the acceptance of the idea that the professions exist as a response to a market demand, it is easy to understand why the pursuit of quality is constituted in matters of concern of those who work and who have the responsibility to regulate the exercise Practical. In this sense, the Technical Qualification Exam (EQT) for the insertion of the Accountant in the profession of Accounting Expert is something new. Considering that the EQT constitutes a requirement for access to acting as Accounting Expert, this research aimed to identify the perception of accounting experts in relation to the efficacy of the exam, as initial quality, for admission to the exercise practical of accounting expertise, highlighting the relevance of the opinion of the experts, given that they are the ones who effectively exercise the profession. The research, of the type survey, was the target of expert consultations that work in the city of João Pessoa. The Research instrument was organized in the form of a questionnaire formatted as Likert Scale and for the conclusions we opted for the application of descriptive statistics and a percentage measure. In response to the research question formulated, the results indicated that among the experts consulted there is the perception that the EQT is an effective instrument to evaluate the quality of the freshmen in the profession of accounting expert. Featuring an average of 88.79% of the questions answered, the experts fully agree with the implementation of the EQT.
Palavras-chave: Exame de Qualificação Técnica (EQT)
Perícia contábil
Perito contábil
Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15820
Data do documento: 22-Abr-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMLC20092019.pdf776,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons