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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucyan Soares de-
dc.date.accessioned2019-09-24T11:05:05Z-
dc.date.available2019-05-01-
dc.date.available2019-09-24T11:05:05Z-
dc.date.issued2019-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15838-
dc.description.abstractMicro and small enterprises are of great importance in the Brazilian economy, and food businesses outside the home (foodservice) are inserted in this context. To be continued in the market and to achieve good results, it is essential that managers make use of accounting information, including cost information. Thus, the present study had as objective to investigate the perception of the managers of Micro and Small Enterprises on the costs. The research data were obtained through a questionnaire applied to microenterprise and Small Business managers of foodservice branch located in a shopping mall in João Pessoa - PB. The results showed that, although managers have a basic understanding of cost concepts and the importance of their applicability, they do not control the available tools. In addition, it was noted that company accounting does not provide efficient information about its costs. It was evidenced that 93% of the respondents agree that having an efficient control of costs helps the company to remain in the market, but in contradiction 62.5% stated that they do not use Cost Accounting as a tool to assist in the management of the business. The results showed that managers need to invest in capacity building to obtain the best that Cost Accounting can provide as a tool in decision making.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-09-24T11:05:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSO24092019.pdf: 660131 bytes, checksum: ec4912a569d893dfe9402cd2ce3088fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-24T11:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSO24092019.pdf: 660131 bytes, checksum: ec4912a569d893dfe9402cd2ce3088fa (MD5) Previous issue date: 2019-04-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectInformações contábeispt_BR
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectEmpresas de pequeno portept_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectAlimentação fora do larpt_BR
dc.subjectFoodservicept_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titlePercepção dos gestores das micro e pequenas empresas do ramo de foodservice em relação à custos: estudo de caso em um shopping de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Adriana Fernandes de-
dc.description.resumoAs micro e pequenas empresas são de grande importância na economia brasileira, e as empresas do ramo de alimentação fora do lar (foodservice) estão inseridas nesse contexto. Para terem continuidade no mercado e alcancem bons resultados, é essencial que os gestores façam uso das informações contábeis, incluindo às relativas aos custos. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar a percepção dos gestores de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte sobre os custos. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionário aplicado a gestores de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do ramo de foodservice localizados em um shopping de João Pessoa – PB. Os resultados demonstraram que, apesar dos gestores possuírem um entendimento básico sobre os conceitos de custos e a importância da sua aplicabilidade, estes não detêm o domínio das ferramentas disponíveis. Além disso observou-se que a contabilidade das empresas não disponibiliza informações eficientes acerca dos seus custos. Evidenciou-se que 93% dos respondentes concordam que ter um controle eficiente de custos ajuda a empresa a se manter no mercado, mas em contradição 62,5% afirmaram não utilizar a Contabilidade de Custos como ferramenta para auxiliar na gestão do negócio. Os resultados mostraram que os gestores precisam investir em capacitação para obter o melhor que a Contabilidade de Custos pode proporcionar como ferramenta na tomada de decisões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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