Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGajadhar, Sheila Alice Terto-
dc.date.accessioned2019-09-26T12:48:35Z-
dc.date.available2019-05-10-
dc.date.available2019-09-26T12:48:35Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15899-
dc.description.abstractFrom the seminal studies of Marton and Saljo (1976), the study on approaches to learning has been developing more and more in the academic context. There is a heterogeneity in the profiles of students in higher education, as there are students coming from different socio-cultural backgrounds, of different ages, sex and cognitive domain. There is also diversity in the interests, goals and motivations that they have to face the challenges that arise during academic background. By this factor, there are different types of learning in the teaching-learning relationship and there is evidence that this interferes in the performance of the student and in the way in which they are motivated. In the same way, there are also several ways of transmitting knowledge. There are three types of approach to learning that are the deep approach, superficial approach, and high-yield approach. Because the approaches to learning are essential in the teaching-learning process, it is necessary to understand and identify them through instruments. Facing this, the research aims to identify the approach to learning present in the students and graduates of the undergraduate course in Accounting Sciences of the Federal University of Paraíba. In order to reach the proposed objective, a survey of the profile of the students was done through a socio-demographic questionnaire and the use of the translated version of the instrument The Revised Two Factor Study Process Questionnaire to identify the approach to present learning. The results indicate that the predominant approach is the deep approach, through deep motivation and strategy. There was no significant relationship between the approach and the socio-demographic variables.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-09-26T12:48:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SATG26092019.pdf: 756533 bytes, checksum: 6c5a38e7e434373590e5c37230d89202 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-26T12:48:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SATG26092019.pdf: 756533 bytes, checksum: 6c5a38e7e434373590e5c37230d89202 (MD5) Previous issue date: 2019-04-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superior em Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleAbordagem de aprendizagem: opção de discentes do curso de bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Márcia Reis-
dc.description.resumoA partir dos estudos seminais de Marton e Saljo (1976), o estudo sobre abordagens à aprendizagem vem desenvolvendo-se cada vez mais no contexto acadêmico. Há uma heterogeneidade nos perfis dos alunos do ensino superior, pois existem alunos advindos de diferentes ambientes socioculturais, de diferentes idades, sexo e domínio cognitivo. Há também diversidade nos interesses, objetivos e motivações que os mesmos têm para enfrentar os desafios que surgem ao longo da formação acadêmica. Por esse fator, existem diferentes tipos de aprendizagem na relação ensino-aprendizagem e há evidências de que isso interfere no desempenho do aluno e na forma em que eles se motivam. Da mesma maneira, existem também diversos modos de transmitir o conhecimento. Há três tipos de abordagem à aprendizagem que são a abordagem profunda, abordagem superficial e abordagem de altorendimento. Por serem as abordagens à aprendizagem essenciais no processo de ensino-aprendizagem, faz-se necessário a sua compreensão e identificação por meio de instrumentos. Frente a isto, a pesquisa tem como finalidade identificar a abordagem à aprendizagem presente nos ingressantes e concluintes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. Para alcançar o objetivo proposto foi feito um levantamento do perfil dos alunos através de questionário sócio demográfico e utilização da versão traduzida do instrumento The Revised Two Factor Study Process Questionnaire para identificação da abordagem à aprendizagem.Os resultados indicam que a abordagem predominante é a abordagem profunda, por meio da motivação e estratégia profunda. Não houve relação significativa entre a abordagem e as variáveis sócio demográficas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SATG26092019.pdf738,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons