Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Yohana Kelly Morais de-
dc.date.accessioned2019-09-26T15:15:52Z-
dc.date.available2019-05-10-
dc.date.available2019-09-26T15:15:52Z-
dc.date.issued2019-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15907-
dc.description.abstractDropout is a problem faced by all Higher Education Institutions (HEI), and it brings losses to all involved, causing social, economic, personal and academic losses. Identifying and combating the dropout process has been the focus of many researches in several HEI in Brazil. In this sense, this research aimed to identify the profile of the Accounting Sciences course students of the Universidade Federal da Paraíba (UFPB). The research emerged from the need to identify the factors that motivated the dropout of the course in the period between 2014 to 2018. In order to achieve the goal it was calculated the rate of success and dropout, identifying recurrent types of dropout and profile the students evaded from the course, in order to present the current scenario of academic performance of the UFPB, as well as to find possible evidences that allow to identify the variables that motivated the course dropout in this period. The research was carried out with a sample of 540 evaded students, based on data obtained through the coordination of the course, together with the Pró-Reitoria de Graduação (PRG) and the Superintendence de Technologic da Information (STI). The results found indicate a worrying scenario of low graduation rates, and consequently high course dropout rates. Through the profile of the students, it can be said that the possible reasons for the evasion scenario of the analyzed period occurred to the detriment of the difficulty of insertion in the labor market, difficulty in remaining in the university without student assistance for the case of the students who possess socioeconomic needs, lack of professional orientation or good methodology on the part of the professors, learning difficulty possibly due to the academic preparation for higher education given in high school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-09-26T15:15:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YKMS26092019.pdf: 490929 bytes, checksum: c2aee0a49cbc299b5bd6c2e7f320d485 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-26T15:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YKMS26092019.pdf: 490929 bytes, checksum: c2aee0a49cbc299b5bd6c2e7f320d485 (MD5) Previous issue date: 2019-04-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEvasão acadêmicapt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectCurso de graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleEvasão universitária: uma análise do perfil dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Adriana Fernandes de-
dc.description.resumoA evasão é um problema enfrentado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e traz prejuízos para todos os envolvidos, ocasionando perdas sociais, econômicas, pessoais e acadêmicas. Identificar e combater o processo de evasão tem sido o foco de muitas pesquisas em diversas IES do Brasil. Neste sentido, este trabalho objetivou traçar o perfil dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa surgiu da necessidade de identificar os fatores que motivaram a evasão do curso no período de 2014.1 a 2018.1. Para alcançar o objetivo, calculou-se a taxa de sucesso e de evasão, identificando-se os tipos de evasão recorrentes e traçando-se o perfil dos alunos evadidos do curso, no intuito de apresentar o atual cenário de desempenho acadêmico da UFPB, bem como encontrar possíveis evidências que permitam identificar as variáveis que motivaram a evasão do curso neste período. A pesquisa se classifica como descritiva quanto aos objetivos, documental quanto aos procedimentos e qualitativa e quantitativa quanto à abordagem. Foi realizada com uma amostra de 540 alunos evadidos, com base em dados obtidos pela Coordenação do Curso de Ciências Contábeis da UFPB. Os resultados encontrados indicam um cenário preocupante de altas taxas de evasão, e, consequentemente, baixas taxas de diplomação do curso. Através do perfil dos alunos, pode-se dizer que as possíveis razões para o cenário de evasão do período analisado se deu em detrimento da dificuldade de inserção no mercado de trabalho, dificuldade em permanecer na universidade sem assistência estudantil para o caso dos alunos que possuem necessidades financeiras, falta de orientação profissional ou de boa metodologia por parte dos docentes, dificuldade de aprendizagem, possivelmente devido à preparação acadêmica para o ensino superior dada no ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YKMS26092019.pdf479,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons