Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Sherlane de Morais-
dc.date.accessioned2019-10-08T18:38:50Z-
dc.date.available2019-04-29-
dc.date.available2019-10-08T18:38:50Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16010-
dc.description.abstractIn Brazil, entrepreneurship has grown gradually due to factors such as the financial crisis and the behavior of the Brazilian himself, who in many ways is a potential entrepreneur. In this scenario, women have excelled with entrepreneurs in promising markets, such as beauty and aesthetics. The present study aims to analyze the determinants for the success of entrepreneurial women who act as hairdressers in the city of João Pessoa-PB, verifying, through the history of three successful entrepreneurs of the city, what were the opportunities, facilities and difficulties found by them to undertake in the beauty market of the city in which they reside and work. To obtain the research data, qualitative and semi-structured interviews were conducted through oral history, with the objective of obtaining the reports of the professional life of the hairdressers and to know the profile, the factors and characteristics of each of the three entrepreneurs interviewed. Seeking to know what contributed to the success of their enterprises, are analyzed the common and divergent points between the interviewees, the opportunities and difficulties that each one has overcome with the determination to stand out more and more in the beauty salon market.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-10-08T18:38:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SMA08102019.pdf: 608822 bytes, checksum: d088f19fcae2c5504ddac806995085af (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T18:38:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SMA08102019.pdf: 608822 bytes, checksum: d088f19fcae2c5504ddac806995085af (MD5) Previous issue date: 2019-04-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMercadologiapt_BR
dc.subjectMercado da belezapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleOs fatores determinantes para o sucesso de mulheres empreendedoras no mercado de salão de beleza na cidade de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Rosivaldo de Lima-
dc.description.resumoNo Brasil, o empreendedorismo tem crescido de forma gradual devido a fatores como a crise financeira e ao comportamento do próprio brasileiro que, em muitos aspectos, é um empreendedor em potencial. Nesse cenário, a mulher tem se destacado como empreendedora em mercados promissores, como o da beleza e estética. O presente trabalho pretende analisar os fatores determinantes para o sucesso de mulheres empreendedoras que atuam como cabeleireiras na cidade de João Pessoa-PB, verificando, por meio da história de três empreendedoras de sucesso da cidade, quais foram as oportunidades, facilidades e dificuldades encontradas por elas para empreender no mercado da beleza da cidade em que residem e trabalham. Para a obtenção dos dados da pesquisa, foram realizadas entrevistas qualitativas e semi-estruturadas, por história oral, com a finalidade de obter os relatos da vida profissional das cabeleireiras e conhecer o perfil, os fatores e as características de cada uma das três empreendedoras entrevistadas. Buscando conhecer o que contribuiu para o sucesso dos seus empreendimentos, são analisados os pontos comuns e divergentes entre as entrevistadas, as oportunidades e dificuldades que cada uma superou com a determinação de se destacarem cada vez mais no mercado de salão de beleza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMA08102019.pdf594,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons