Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Kerolaide Bianca Souza-
dc.date.accessioned2019-10-09T11:27:20Z-
dc.date.available2019-10-09-
dc.date.available2019-10-09T11:27:20Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16014-
dc.description.abstractThe study aims to analyze the contradiction in the field education paradigm of the João Francisco da Motta Municipal Elementary School in the Serra do Monte Settlement, located in Cabaceiras-PB. We understand that the field is the scene of a series of actions and incorporates policies and the starting point for social reflexes. We also observed that the creation of the concept of school education in rural areas was linked to education “in” the countryside, in which this education is ai med at reproducing the capitalist mode in rural areas. However, “rural” education is gaining more space and strength each day, narrowing the numbers with numbers of democratic projects that contribute to the strengthening of popular education. This study supports the reflexive descriptive approach, with qualitative data survey, which allows both the approach to a study area and the expansion of existing knowledge about some concepts that guide a research. A bibliographic survey, secondary data collection and fieldwork for photographic records and semi-structured interviews with a school manager were also performed. At the end of the reading of the research, we found that these contradictions are presented in the speeches and actions that are responsible for conducting the process, that is, in the way the school is governed by the city, in the School's Pedagogical Political Project (PPP) and in the speeches of the only settlers. We hope the reader can understand the contradiction of the present field education. E.M.E.F. João Francisco da Motta with the education model that is offered by Cabaceiras City Hall for young people from the countryside, and how the city has been absent from playing its role.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-10-09T11:27:19Z No. of bitstreams: 1 KBSR09102019.pdf: 2988893 bytes, checksum: af39ae98d41492bce448ef6cc2f39617 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-09T11:27:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KBSR09102019.pdf: 2988893 bytes, checksum: af39ae98d41492bce448ef6cc2f39617 (MD5) Previous issue date: 2019-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAssentamento Serra do Montept_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - Educaçãopt_BR
dc.title“Eu quero uma escola do campo que não tenha cerca, que não Tenha muros”: a contradição no paradigma de Educação do Campo da E.M.E.F João Francisco da Motta, Assentamento Serra do Monte-Cabaceiras/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Anieres Barbosa da-
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo analisar a contradição no paradigma de Educação do Campo da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Francisco da Motta no Assentamento Serra do Monte, localizado no município de Cabaceiras-PB. Entendemos que o campo é cenário de uma série de lutas e embates políticos e o ponto de partida para reflexões sociais. Também observamos que a criação do conceito de educação escolar no meio rural esteve vinculada à educação “no” campo, em que essa educação é voltada à reprodução do modo capitalista no rural. Porém, a educação “do” campo vem ganhando mais espaço e força a cada dia, estreitando laços com inúmeros projetos democráticos que contribuem para o fortalecimento da educação popular. O estudo em pauta apoia-se na abordagem descritiva-reflexiva, com levantamento de dados qualitativos, que possibilitaram tanto a aproximação com a área de estudo quanto a ampliação do conhecimento já existente sobre alguns conceitos que guiam a pesquisa. Também foi feito levantamento bibliográfico, coleta de dados secundários e trabalhos de campo para registros fotográficos e entrevista semiestruturada com a gestora escolar. Ao final da leitura da referida pesquisa, constatamos que haviam contradições presentes nos discursos e nas ações daqueles que são responsáveis pela condução do processo, ou seja, na forma como a escola é regida pela Prefeitura, no Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) e nos discursos dos próprios assentados. Esperamos que o leitor possa compreender a contradição da Educação do Campo presente E.M.E.F. João Francisco da Motta com o modelo de educação que é ofertado pela Prefeitura Municipal de Cabaceiras para os jovens do campo, e como a prefeitura vem se ausentando de fazer o seu papel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KBSR09102019.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.