Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16037
Tipo: | TCC |
Título: | Solos na Escola: Uma alternativa de abordagem da educação ambiental no ensino fundamental I |
Autor(es): | Silva, Francyane Araújo |
Primeiro Orientador: | Dias, Bruno de Oliveira |
Resumo: | A Educação em Solos busca conscientizar as pessoas da importância do solo em sua vida. Nesse processo educativo, o solo é entendido como elemento essencial do meio ambiente, e à vida, que deve ser conservado e protegido da degradação. Busca-se criar, desenvolver e consolidar a sensibilização de todos em relação ao solo, promovendo o interesse para sua conservação, uso e ocupação sustentável (MUGGLER et al 2006).Objetivou-se com este trabalho abordar o Solo para alunos do ensino fundamental I, como alternativa de ensino-aprendizagem de educação ambiental, através de práticas pedagógicas alternativas. O projeto foi executado na Escola Municipal Ensino Fundamental e Médio Álvaro Machado, localizada no município de Areia-PB, tendo com público 56 estudantes, divididos em turmas de 3º ano, 4º ano e 5º. A pesquisa teve caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, que, registra e descreve os fatos observados sem interferência nos mesmos. Os métodos de abordagem de conteúdos de Solos e Educação Ambiental, demonstrando a importância de conservar e usufruir de maneira sustentável o ambiente. Percebeu-se que os alunos demonstraram um amplo conhecimento, e muito interesse nas oficinas, sendo capazes de correlacionar as atividades em sala de aula, com o seu cotidiano. Desse modo, espera-se que as atividades do projeto solos na escola, seja uma ferramenta de auxilio para a popularização da temática solos, entre os alunos, professores da escola de rede publica, e a sociedade como um todo. |
Abstract: | Soil Education seeks to make people aware of the importance of soil in their lives. In this educational process, soil is understood as an essential element of the environment, and life, which must be preserved and protected from degradation. It seeks to create, develop and consolidate the awareness of all in relation to the soil, promoting the interest for its conservation, use and sustainable occupation (MUGGLER et al 2006). The objective of this work was to address Solo for elementary school students I , as an alternative of teaching-learning of environmental education, through alternative pedagogical practices. The project was carried out at the Municipal Primary and Secondary School Álvaro Machado, located in the city of Areia-PB, with 56 students, divided into 3º, 4º and 5º grade classes. The research had a descriptive exploratory character, with a qualitative approach, that records and describes the observed facts without interference in them. The methods of approach of contents of Soils and Environmental Education, demonstrating the importance of conserving and enjoying in a sustainable way the environment. It was noticed that the students showed an ample knowledge, and much interest in the workshops, being able to correlate the activities in the classroom, with their daily life. Thus, it is expected that the project activities alone in the school will be a tool to help the popularization of the subject, among students, teachers of the public school network, and society as a whole. |
Palavras-chave: | Húmus Reciclagem Geotinta Coleta seletiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Solos e Engenharia Rural |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16037 |
Data do documento: | 6-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Zootecnia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FAS10102019.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons