Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16038| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O lugar da pesquisa na formação escolar e acadêmica em memoriais de pós-graduandos |
| Autor(es): | Dias, Alexandra Pereira |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Regina Celi Mendes |
| Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo analisar o impacto da pesquisa na formação escolar e acadêmica de alunos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPB, nos níveis de mestrado e doutorado, e suas representações acerca da formação científica, particularmente na graduação, por meio da análise do gênero textual Memorial. Os pressupostos teórico-metodológicos estão fundamentados no Interacionismo Sociodiscursivo ((ISD) (BRONCKART, 1999, 2006), uma vez que, como defende Bronckart (2006), o ISD visa demonstrar que as práticas linguageiras situadas, bem como os textos discursos são instrumentos de desenvolvimento humano. Nesse caso, acreditamos que as ações de linguagem são efetivadas por meio dos textos e materializadas na escrita. Trabalhamos ainda com Severino (2007); Bortoni-Ricardo (2008); Moita Lopes (2006, 2009); Bazerman (2009); Motta-Roth e Hendges (2010); Bagno (2014); Demo (2006, 2015), entre outros. Nossa pesquisa tem caráter exploratório e cunho qualitativo-interpretativista e se insere no escopo da Linguística Aplicada (LA). Para o estudo proposto, aplicamos, inicialmente, um questionário com dez (10) colaboradores das várias linhas de pesquisa dos dois programas; em um segundo momento, solicitamos a produção escrita do gênero Memorial de formação, para que, por meio da escrita desse gênero, o aluno pudesse expor a sua experiência e o seu envolvimento com as práticas de letramento durante a formação escolar e, mais intensamente, a graduação. Em seguida, fizemos entrevistas gravadas com os discentes, com o propósito de complementar as informações relativas aos dois momentos, isto é, o questionário e gênero memorial. Os resultados apontaram que a prática de pesquisa em ambientes escolares e, principalmente, acadêmicos, permitiu aos estudantes que participaram de atividades de pesquisa na escola e, mais intensamente na universidade, construíssem uma postura autoral, além da ampliação dos diversos letramentos durante o processo formativo científico-acadêmico. Por outro lado, percebemos que os estudantes que não experienciaram tais atividades, demonstraram dificuldades com a prática de pesquisa, especialmente com a escrita acadêmica, durante o processo formativo na graduação e pós-graduação. Concluimos que, são perceptíveis os impactos positivos da pesquisa na formação acadêmica dos estudantes que participaram dos projetos e disciplinas, os quais puderam exercitar a autonomia e assim desenvolver o letramento em momentos iniciais de sua formação acadêmica. |
| Abstract: | The present work aimed to analyze the impact of research on the school and academic formation of students linked to the Postgraduate Program in Linguistics (PROLING) and the Postgraduate Program in Literature (PPGL) of the UFPB, at the masters and PhD levels, and their representations about scientific formation, particularly in undergraduate studies, through the analysis of the textual genre Memorial. The theoretical-methodological assumptions are based on Sociodiscursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 1999, 2006), since, as Bronckart (2006, p. 10) argues, ISD aims to demonstrate that the located linguistics practices, as well as the discourse texts are instruments of human development. In this case, we believe that the language actions are effected through the texts and materialized in writing. Furthermore, we also work with Severino (2007); Bortoni-Ricardo (2008); Moita Lopes (2006, 2009); Bazerman (2009); Motta-Roth and Hendges (2010); Bagno (2014); Demo (2006, 2015), among others. Our research has an exploratory and qualitative-interpretative character and falls within the scope of Applied Linguistics (LA). For the proposed study, we initially applied a questionnaire with ten (10) collaborators from the various research lines of the two programs; in a second moment, we requested the written production of the textual genre Memorial of formation, so that through the writing of this genre, the student could expose their experience and involvement with literacy practices during the school formation and, more intensely, in the graduation. Then, we recorded interviews with the students, in order to complement the information regarding the two moments, i.e., the questionnaire and memorial genre. The results pointed out that the practice of research in school environments and, especially, academic ones, allowed the students, who participated in research activities in the school and, more intensely at the university, to construct an authorial stance, as well as the amplification of the various literacies during the formative scientificacademic process. On the other hand, we noticed that students, who did not experience such activities, demonstrated difficulties with the practice of research, especially with academic writing, during the training process in undergraduate and graduate levels. We conclude that the positive impacts of the research on the academic formation of students who participated in projects and disciplines, which could exercise autonomy and thus develop literacy in the early stages of their academic formation, are perceptible. |
| Palavras-chave: | Linguística Aplicada ISD Letramento científico Memorial de formação Memorial of formation Applied linguistics Scientific literacy |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16038 |
| Data do documento: | 21-Fev-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
