Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16044Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos Júnior, José Bartolomeu dos | - |
| dc.date.accessioned | 2019-10-15T12:18:49Z | - |
| dc.date.available | 2019-03-14 | - |
| dc.date.available | 2019-10-15T12:18:49Z | - |
| dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16044 | - |
| dc.description.abstract | Our main objective in this work is to analyze Afro-Brazilian identities in content and experiences of students and teachers belonging to the social movements of the State School Coronel José Pinto de Abreu. We seek support in the history of colonial / imperial society to understand the prejudices built on descendants / practitioners of Afro-indigenous cultural manifestations and their strategies for reorganization. In this process of domination / exploitation, the blacks had inserted in their minds a depreciative educational project, inferiorizing and despising their ways of being in the world. Law 11.645 / 2008 and the Racial Equality Statute are some of the devices that attempt to defuse these prejudices, with an emancipatory education, generating equity among all. The school in cities where slave labor was expressive, as in Goiana, is an important space for an increasingly constructive dialogue about a past of oppression, and the present as a challenge based on the legacy of afro-brasilian identities and struggles. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-10-15T12:18:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1299104 bytes, checksum: 2c7eac325a6bd1a0775e35e6b6365ce9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-15T12:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1299104 bytes, checksum: 2c7eac325a6bd1a0775e35e6b6365ce9 (MD5) Previous issue date: 2019-02-22 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Identidades afro-brasileiras | pt_BR |
| dc.subject | Goiana | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Identily afro-brazilian | pt_BR |
| dc.subject | Educação - Igualdade racial | pt_BR |
| dc.subject | Identidades afro-brasileiras | pt_BR |
| dc.subject | Evolução social - Goiana/PE | pt_BR |
| dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
| dc.subject | Povos negros | pt_BR |
| dc.title | Africanidades brasileiras na sala de aula: identidades e (re)conhecimentos | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Luiz Gonzaga | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0503988592143324 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0980140206073181 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Nosso principal objetivo neste trabalho é analisar as identidades afro-brasileiras em conteúdos e vivências de estudantes e professores pertencentes aos movimentos sociais da Escola Estadual Coronel José Pinto de Abreu, em Goiana, Pernambuco. Buscamos respaldo na história da sociedade colonial/imperial para entendermos os preconceitos construídos para com descendentes/praticantes das manifestações culturais afro-indígenas e suas estratégias de reorganização. Nesse processo de dominação/exploração, os negros lutaram com as armas e valores que possuíam, tiveram inseridos em suas mentes um projeto educacional depreciativo, inferiorizando e menosprezando suas formas de ser no mundo. A lei 11.645/2008 e o Estatuto da Igualdade Racial são alguns dos dispositivos que tentam descontruir esses preconceitos, com uma educação emancipadora, gerando equidade entre todos. A escola, em cidades onde o trabalho escravo foi expressivo, como em Goiana, é um espaço importante para um diálogo cada vez mais construtivo sobre um passado de opressão, e o presente como desafio a partir do legado das identidades e lutas afro-brasileiras. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivototal | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
