Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Lucas Medeiros de-
dc.date.accessioned2019-10-15T13:22:37Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2019-10-15T13:22:37Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16048-
dc.description.abstractIn this work is developed a vehicle that will have sensors and control subsystems that will control the vehicle and generate data recurrent to its current state in order to make it autonomous. In order to access this data, a request is made via I2C with the L3 protocol to the vehicle by the external microcontroller, so that the required data is transmitted back to the external controller. For this communication between the vehicle and external control, the telemetry system is used to obtain this data from the vehicle. For this, the L3 protocol that acts in the application layer will be used, and the I2C protocol for the communication in the physical layer. The internal information exchange in the vast majority of conventional vehicles occurs through the CAN communication protocol, since it consists of a robust and high reliability system. Based on this protocol, a communication protocol called Devices Communication Protocol (DCP) is being developed in the LMI, which consists in the use of only one wire for data transmission, which will serve the purposes of the work. The vehicle will follow a path represented by a lane. It will have symbols that will serve to indicate positioning and to report signs to be followed. This work showed that the vehicle responds well to requests with the DCP, L3 and I2C protocols, and can be managed satisfactorily among the protocols.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-10-15T13:22:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMQ26112018.pdf: 5255151 bytes, checksum: fe984546cabfb518dfa4fff76501c85d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-15T13:22:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMQ26112018.pdf: 5255151 bytes, checksum: fe984546cabfb518dfa4fff76501c85d (MD5) Previous issue date: 2018-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTelemetriapt_BR
dc.subjectMicrocontroladorpt_BR
dc.subjectVeículo autônomopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma para competição automotiva autônoma - PCAApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Mardson de Freitas-
dc.description.resumoNeste trabalho é desenvolvido um veículo que contará com sensores e subsistemas de controle que controlarão o veículo e gerarão dados referentes ao seu estado atual com objetivo de deixa-lo autônomo. Para ter acesso a esses dados, uma requisição é feita via I2C com o protocolo L3 para o veículo pelo microcontrolador externo, para assim, os dados requeridos serem transmitidos de volta para o controlador externo. Para essa comunicação entre o veículo e o controle externo, utiliza-se o sistema de telemetria para a obtenção desses dados provenientes do veículo. Para isso será utilizado o protocolo L3 que atua na camada de aplicação, e o protocolo I2C para a comunicação na camada física. A troca de informações na grande maioria dos veículos convencionais ocorre por meio do protocolo de comunicação CAN, pois consiste em um sistema robusto e de alta con fiabilidade. Baseado neste protocolo, é utilizado um protocolo de comunicação chamado Devices Communication Protocol (DCP) em desenvolvimento no LMI que consiste na utilização de apenas um o para a transmissão de dados, que atenderá aos propósitos do trabalho. O veículo seguirá uma trajetória representada por uma pista. Ela contará com símbolos que servirá para indicação de posicionamento e para informar sinalizações a serem seguidas. Esse trabalho mostrou que o veículo responde bem as requisições com os protocolos DCP, L3 e I2C, e consegue ser gerenciado de forma satisfatória dentre os protocolos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSistemas de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMQ26112018.pdf5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons