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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Rafael da Fonseca-
dc.date.accessioned2019-10-15T13:48:38Z-
dc.date.available2019-03-27-
dc.date.available2019-10-15T13:48:38Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16050-
dc.description.abstractThis study provides an analysis of the conceptions and opinions from the technical staff of Federal University of Paraíba about the institute self-evaluation, as part of the Institutional Evaluation that comes from the Higher Education Evaluation National System; clearly analyzing the staff involvement as an agent who deals directly with the university diaries. The focus also was the Superior Education evaluation, their public polices developed along the years, their results, economic and political circumstances which involves the State restructure, the search for quality in evaluation, their democratic way and culture, and the scenario beyond the actual evaluation system in progress. The subject will be approached in an inductive way, in a descriptive character of analysis, using exploratory and applied research. Along the survey applied, we come to the conclusion that the process developed by the CPA is incipient, restricted and devoid of democratic legitimacy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-10-15T13:48:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1884267 bytes, checksum: 704e4391788f0eea3e9a45ac798f46a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-15T13:48:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1884267 bytes, checksum: 704e4391788f0eea3e9a45ac798f46a4 (MD5) Previous issue date: 2019-03-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectTécnico-administrativopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectSelf-evaluationpt_BR
dc.subjectSuperior Educationpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectTechnical Staffpt_BR
dc.subjectEducação Superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectUFPB - Avaliação internapt_BR
dc.subjectServidor técnico-administrativopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducação - Gestão e avaliaçãopt_BR
dc.titleO olhar dos servidores técnico-administrativos acerca da autoavaliação como parte do sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES) na Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Swamy de Paula L.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4965245681713092pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5899263020223694pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objeto a análise do olhar do servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Paraíba acerca do processo de Avaliação Interna da instituição, como etapa que faz parte do segmento da Avaliação Institucional proveniente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; destacadamente quanto à participação da categoria como agente diretamente envolvido no cotidiano da universidade. O enfoque se deu, ainda, na avaliação da Educação Superior no que concerne às políticas públicas avaliativas implantadas ao longo do tempo, seus resultados, circunstâncias econômicas e políticas envolvidas, e que envolvem o aparato do Estado, na busca da qualidade na avaliação, sua democratização e habitualidade (cultura), além dos contornos que permeiam o atual sistema de avaliação em vigor. O tema será abordado de forma indutiva, num caráter descritivo de análise, utilizando-se de pesquisa exploratória e aplicada. Através da aplicação de questionários aos servidores, chegamos à conclusão que o processo desenvolvido pela CPA se mostra incipiente, restrito e desprovido de legitimidade democrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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