Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16050Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cavalcanti, Rafael da Fonseca | - |
| dc.date.accessioned | 2019-10-15T13:48:38Z | - |
| dc.date.available | 2019-03-27 | - |
| dc.date.available | 2019-10-15T13:48:38Z | - |
| dc.date.issued | 2019-03-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16050 | - |
| dc.description.abstract | This study provides an analysis of the conceptions and opinions from the technical staff of Federal University of Paraíba about the institute self-evaluation, as part of the Institutional Evaluation that comes from the Higher Education Evaluation National System; clearly analyzing the staff involvement as an agent who deals directly with the university diaries. The focus also was the Superior Education evaluation, their public polices developed along the years, their results, economic and political circumstances which involves the State restructure, the search for quality in evaluation, their democratic way and culture, and the scenario beyond the actual evaluation system in progress. The subject will be approached in an inductive way, in a descriptive character of analysis, using exploratory and applied research. Along the survey applied, we come to the conclusion that the process developed by the CPA is incipient, restricted and devoid of democratic legitimacy. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-10-15T13:48:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1884267 bytes, checksum: 704e4391788f0eea3e9a45ac798f46a4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-15T13:48:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1884267 bytes, checksum: 704e4391788f0eea3e9a45ac798f46a4 (MD5) Previous issue date: 2019-03-22 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Avaliação | pt_BR |
| dc.subject | Autoavaliação | pt_BR |
| dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
| dc.subject | Participação | pt_BR |
| dc.subject | Técnico-administrativo | pt_BR |
| dc.subject | Evaluation | pt_BR |
| dc.subject | Self-evaluation | pt_BR |
| dc.subject | Superior Education | pt_BR |
| dc.subject | Participation | pt_BR |
| dc.subject | Technical Staff | pt_BR |
| dc.subject | Educação Superior - Avaliação | pt_BR |
| dc.subject | UFPB - Avaliação interna | pt_BR |
| dc.subject | Servidor técnico-administrativo | pt_BR |
| dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
| dc.subject | Educação - Gestão e avaliação | pt_BR |
| dc.title | O olhar dos servidores técnico-administrativos acerca da autoavaliação como parte do sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES) na Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Soares, Swamy de Paula L. | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4965245681713092 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5899263020223694 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem por objeto a análise do olhar do servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Paraíba acerca do processo de Avaliação Interna da instituição, como etapa que faz parte do segmento da Avaliação Institucional proveniente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; destacadamente quanto à participação da categoria como agente diretamente envolvido no cotidiano da universidade. O enfoque se deu, ainda, na avaliação da Educação Superior no que concerne às políticas públicas avaliativas implantadas ao longo do tempo, seus resultados, circunstâncias econômicas e políticas envolvidas, e que envolvem o aparato do Estado, na busca da qualidade na avaliação, sua democratização e habitualidade (cultura), além dos contornos que permeiam o atual sistema de avaliação em vigor. O tema será abordado de forma indutiva, num caráter descritivo de análise, utilizando-se de pesquisa exploratória e aplicada. Através da aplicação de questionários aos servidores, chegamos à conclusão que o processo desenvolvido pela CPA se mostra incipiente, restrito e desprovido de legitimidade democrática. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivototal | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
