Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Francisco Erberto de-
dc.date.accessioned2019-10-15T19:20:20Z-
dc.date.available2019-05-17-
dc.date.available2019-10-15T19:20:20Z-
dc.date.issued2016-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16058-
dc.description.abstractThis nal year project refers to the addition of robotics topics on Math program content of public schools, in order to evaluate the improvement of its students and professors education. In this project, different methods were applied on the evaluation, including national methods as well as local data sets. The Educational Robotics course has been offered only on few public schools and this paper is based on the course offered by an institution on the São Francisco city, located on the backwoods of Paraíba (around 500 km of João Pessoa). Considering the experience of previous activities and the fact that robotics brings positive results, Fr oes states that it's a educational proposal, supported on the experimentation and wander of the purpose, "a new professor/student relationship, where both grow up together, in every moment, searching, learning, mistaking..."(apud Maisonnette, 2002, p.1). Ultimately, this project has a major focus on students on their nal year of Secondary School, once its the closure of such an important academic life circle of these students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2019-10-15T19:20:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FES17052019.pdf: 4554085 bytes, checksum: aa4bd5c66b9e4d1ad91a7563705a6e85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-15T19:20:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FES17052019.pdf: 4554085 bytes, checksum: aa4bd5c66b9e4d1ad91a7563705a6e85 (MD5) Previous issue date: 2016-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleRobótica educacional: avaliação do desempenho de alunos do ensino fundamental II com a inserção da robótica educacional na grade curricularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Siebra, Clauirton de Albuquerque-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a inserção da robótica numa escola publica, com objetivo de avaliar os resultados e benefícios que um programa deste porte pode proporcionar aos estudantes e professores. No projeto foram utilizados diversas medidas de avaliação, desde de sistemas de nível nacional, como também um levantamento dos dados locais. O curso de robótica educacional ainda e uma realidade que poucas instituições publicas possuem, a escola trabalhada neste trabalho e uma instituição publica situada no alto sertão paraibano, na cidade de São Francisco. De acordo, com experiencias ja vivenciadas em outros trabalhos e sabendo que de fato a robótica traz resultados positivos, segundo Fróes: É uma proposta educacional, apoiada na experimentação e na errância que propõe, uma nova relação professor/aluno, na qual ambos caminham juntos, a cada momento, buscando, errando, aprendendo..." ,(apud Maisonnette, 2002, p.1). O projeto focou em alunos do 9º ano do ensino fundamental II, devido ao encerramento de um ciclo muito importante na vida acadêmica desses estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSistemas de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FES17052019.pdf4,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons