Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Amanda Meira de Araújo-
dc.date.accessioned2019-10-16T11:23:41Z-
dc.date.available2019-10-16-
dc.date.available2019-10-16T11:23:41Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16059-
dc.description.abstractA new form of teaching, hybrid teaching, which mixes instruction in the classroom with online instruction, is presenting with great potential applicability in the process of teaching learning by enabling the student to learn at his own pace and in a personalized way. In the literature, it is observed that a great part of the works involve groups of curricular components of courses of higher education, being few the applications reported in high school. In this paper we present the results of the application of the Flipped classroom model applied in the discipline of Chemistry with students of the 3rd year of high school, using the wiki tool Pbworks as a virtual learning environment. During the presentation of the Radioactivity content, questionnaires and a quizz were applied with the objective of evaluating both the learning and the degree of satisfaction of the students in relation to the applied methodology. It was observed that most of the students approved the Flipped classroom method as well as the virtual learning environment used. When compared to a control group, it was observed that the participants of the inverted approach achieved better results, demonstrating the potential of the method for the teaching of Chemistry.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-10-16T11:23:41Z No. of bitstreams: 1 AMAC16102019.pdf: 2914969 bytes, checksum: 99df981cef12461d2d6c25b97185a92f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-16T11:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMAC16102019.pdf: 2914969 bytes, checksum: 99df981cef12461d2d6c25b97185a92f (MD5) Previous issue date: 2016-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensino de químicapt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAmbiente híbrido de ensinopt_BR
dc.titleSala de aula invertida no ensino de química: planejamento, aplicação e avaliação no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Claudio Gabriel-
dc.description.resumoUma nova forma de ensino, o ensino híbrido, que mistura a instrução em sala de aula com a instrução on-line, vem se apresentando com um grande potencial de aplicabilidade no processo de ensino aprendizagem por possibilitar que o aluno aprenda em seu próprio ritmo e de forma personalizada. Na literatura, observa-se que grande parte dos trabalhos envolvem turmas de componentes curriculares de cursos de ensino superior, sendo escassas as aplicações relatadas no ensino médio. Neste trabalho apresentamos os resultados da aplicação do modelo de sala de aula invertida aplicada na disciplina de Química com alunos do 3° ano do ensino médio, utilizando a ferramenta wiki Pbworks como ambiente virtual de aprendizagem. Durante a apresentação do conteúdo de Radioatividade, foram aplicados questionários e um quizz com objetivo de avaliar tanto o aprendizado quanto o grau de satisfação dos alunos em relação a metodologia aplicada. Foi observado que a maioria dos alunos aprovou o método de sala de aula invertida, assim como o ambiente virtual de aprendizagem utilizado. Quando comparados a um grupo controle, foi observado que os participantes da abordagem invertida alcançaram melhores resultados, demonstrando a potencialidade do método para o ensino de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMAC16102019.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.