Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16066Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Ricardo César da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-10-16T19:52:46Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-16 | - |
| dc.date.available | 2019-10-16T19:52:46Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16066 | - |
| dc.description.abstract | This research aimed to analyze the use of playful teaching strategies of Probability for high school classes. To this end, a written test with questions on the subject of Probability was applied in two classes of the third year of teaching at a private school in the city of João Pessoa, Paraíba state, where each class had an average of 35 students, with age group between 16 and 17 years. To perform the comparative method regarding the results of content utilization, the traditional method for explanation of the content was applied in one of the classes and for the other class, the playful method through games was used, in order to teach the students about Probability. In both classes, three classes were held to explain the content. Through data collection, it was proposed a comparison between traditional teaching and the use of playful strategy through games in the Probability classes. The use of playful mathematics, through games, was conceived as a positive point for understanding and taking advantage of the content addressed. This result is the opening of the possibility of inserting new practices and meanings in the teaching-learning process, which can easily be used in line with traditional teaching, generating dynamism and interaction in the classroom. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-10-16T19:52:45Z No. of bitstreams: 1 RCS16102019.pdf: 764420 bytes, checksum: f12516930c503180eaf555c2d10298f6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-16T19:52:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCS16102019.pdf: 764420 bytes, checksum: f12516930c503180eaf555c2d10298f6 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| dc.subject | Matemática lúdica | pt_BR |
| dc.subject | Usos de jogos - Ensino de matemática | pt_BR |
| dc.title | O uso de jogos como estratégia lúdica para ensino da probabilidade | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Vinicius Varella | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar o uso de estratégias lúdicas de ensino da Probabilidade para turmas do ensino médio. Para tanto, aplicou-se um teste escrito com questões sobre o assunto de Probabilidade em duas turmas do terceiro ano do ensino de uma escola particular da cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, onde cada turma possuía uma média de 35 alunos, com faixa etária entre 16 e 17 anos. Para realização do método comparativo quanto aos resultados de aproveitamento do conteúdo, aplicou-se em uma das turmas o método tradicional para explanação do conteúdo e para a outra turma utilizou-se o método lúdico através de jogos, co m o intuito de ensinar os alunos sobre Probabilidade. Em ambas as turmas, foram realizadas três aulas para explanação do conteúdo. Através da coleta dos dados, propôs-se uma comparação entre o ensino tradicional e o uso da estratégia lúdica por meio de jogos nas aulas de Probabilidade. O uso da Matemática lúdica, através dos jogos, foi concebido como ponto positivo para entendimento e aproveitamento do conteúdo abordado, este resultado configura-se como a abertura da possibilidade de inserção de novas práticas e significados no processo de ensino -aprendizagem, que pode facilmente ser utilizado em consonância com o ensino tradicional, gerando dinamicidade e interação em sala de aula. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RCS16102019.pdf | 746,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
