Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Girlane Maria Da-
dc.date.accessioned2019-10-18T18:46:23Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-10-18T18:46:23Z-
dc.date.issued2019-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16082-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the trajectories of students of the degree course in Social Sciences at UFPB. To this end, it seeks to understand the historical process of expansion and democratization of higher education, emphasizing the educational reforms that occurred during this process. It also analyzes how these policies influenced the expansion of UFPB and the creation, in this institution, of the degree course in Social Sciences that is constituted as a result of this expansion. This paper aimed to conduct a research of qualitative and quantitative approach. In this sense, semi-structured interviews were conducted that sought to understand the factors that constitute the trajectories of students of the undergraduate degree in Social Sciences. With the analysis of the answers, it was concluded that the factors that constitute the trajectories are related to the social origin and the student's economic situation, institutional questions and the curricular structure of the course.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-18T18:46:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GMS26092019.pdf: 1059549 bytes, checksum: 326685d418beb702961dac60fb1acce0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-18T18:46:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GMS26092019.pdf: 1059549 bytes, checksum: 326685d418beb702961dac60fb1acce0 (MD5) Previous issue date: 2019-09-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectExpansãopt_BR
dc.subjectCiências Sociaispt_BR
dc.subjectTrajetóriaspt_BR
dc.titleUma investigação sobre a trajetória dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Aina Guimarães-
dc.description.resumoEste estudo objetiva analizar as trajetórias dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFPB. Para tanto, busca compreender o processo histórico de expansão e democratização do ensino superior, dando ênfase às reformas educacionais ocorridas no decurso desse processo. Analisa também como essas políticas influenciaram a expansão da UFPB e a criação, nessa instituição, do curso de licenciatura em Ciências Sociais que se constitui como resultado dessa expansão. Este trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas que buscaram compreender os fatores que constituem as trajetórias dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais. Com a análise das respostas, concluiu-se que os fatores que constituem as trajetórias estão relacionados à origem social e à situação econômica do aluno, a questões institucionais e a estrutura curricular do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMS26092019.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons