Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16082Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Girlane Maria Da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-10-18T18:46:23Z | - |
| dc.date.available | 2019-09-26 | - |
| dc.date.available | 2019-10-18T18:46:23Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16082 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to analyze the trajectories of students of the degree course in Social Sciences at UFPB. To this end, it seeks to understand the historical process of expansion and democratization of higher education, emphasizing the educational reforms that occurred during this process. It also analyzes how these policies influenced the expansion of UFPB and the creation, in this institution, of the degree course in Social Sciences that is constituted as a result of this expansion. This paper aimed to conduct a research of qualitative and quantitative approach. In this sense, semi-structured interviews were conducted that sought to understand the factors that constitute the trajectories of students of the undergraduate degree in Social Sciences. With the analysis of the answers, it was concluded that the factors that constitute the trajectories are related to the social origin and the student's economic situation, institutional questions and the curricular structure of the course. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-18T18:46:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GMS26092019.pdf: 1059549 bytes, checksum: 326685d418beb702961dac60fb1acce0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-18T18:46:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GMS26092019.pdf: 1059549 bytes, checksum: 326685d418beb702961dac60fb1acce0 (MD5) Previous issue date: 2019-09-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Expansão | pt_BR |
| dc.subject | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.subject | Trajetórias | pt_BR |
| dc.title | Uma investigação sobre a trajetória dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFPB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Aina Guimarães | - |
| dc.description.resumo | Este estudo objetiva analizar as trajetórias dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFPB. Para tanto, busca compreender o processo histórico de expansão e democratização do ensino superior, dando ênfase às reformas educacionais ocorridas no decurso desse processo. Analisa também como essas políticas influenciaram a expansão da UFPB e a criação, nessa instituição, do curso de licenciatura em Ciências Sociais que se constitui como resultado dessa expansão. Este trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas que buscaram compreender os fatores que constituem as trajetórias dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais. Com a análise das respostas, concluiu-se que os fatores que constituem as trajetórias estão relacionados à origem social e à situação econômica do aluno, a questões institucionais e a estrutura curricular do curso. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GMS26092019.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
