Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ricardo Silva de-
dc.date.accessioned2019-10-18T19:02:33Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2019-10-18T19:02:33Z-
dc.date.issued2019-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16084-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze ethnic-racial relations from the perspective of youth and adult education, a study of EJA Cycle 05 “C” at UFPB. We employ a qualitative research approach because it provides a reflective analysis of the processes of human development. Among the types of qualitative approaches that exist, we start from the case study update, because it describes reality in a complete, deep and contextualized way. At first we look at the whole room of EJA, universe of our research. Then we applied a semi-structured questionnaire to the subjects (three teachers and nineteen students of youth and adult education) in order to extract from them the understanding of what are ethnic-racial relations. Thus, we find that there is still a long and challenging path to be followed in the education of youth and adults. The legal achievements now need to be realized and this requires concrete conditions, in the case of laws: 10.639 / 03 and 11.645 / 08, which cannot continue to be ignored by the departments of education, school and teachers, since the greatest damage to all This inertia pays for society as a whole.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-18T19:02:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSO24092019.pdf: 874112 bytes, checksum: e529b068d2b2719f7be40f76e2fed6dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-18T19:02:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSO24092019.pdf: 874112 bytes, checksum: e529b068d2b2719f7be40f76e2fed6dc (MD5) Previous issue date: 2019-09-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais na perspectiva à educação de jovens e adultos: um estudo do ciclo 05 "c" da Eja na UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mulhall, Terence-
dc.description.resumoO presente trabalho teve a intenção de analisar as relações étnico-raciais na perspectiva da educação de jovens e adultos, um estudo do Ciclo 05 “C” da EJA na UFPB. Empregamos uma abordagem qualitativa de investigação, pelo fato de propiciar uma análise reflexiva sobre os processos de desenvolvimento humano. Entre os tipos de abordagem qualitativas existentes, partimos da atualização do estudo de caso, pelo fato de descrever a realidade de forma completa, profunda e contextualizada. A princípio observamos toda a sala de EJA, universo da nossa pesquisa. Em seguida aplicamos um questionário semiestruturado aos sujeitos (três professoras e dezenove alunos da educação de jovens e adultos) com o intuito de extrair destes a compreensão do que sejam relações étnico-raciais. Assim, constatamos que ainda existe um longo e desafiador caminho, a ser percorrido na Educação de jovens e adultos. As conquistas legais precisam agora ser efetivadas e, isso requer condições concretas, no caso das leis: 10.639/03 e 11.645/08, que não podem continuar sendo ignoradas pelas secretarias de educação, escola e professores, já que o prejuízo maior diante de toda essa inércia quem paga é a sociedade como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSO24092019.pdf853,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons