Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jordana Vívian Cassiano da-
dc.date.accessioned2019-10-21T12:34:51Z-
dc.date.available2017-06-13-
dc.date.available2019-10-21T12:34:51Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16085-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyze the relationship between emotional regulation and reading performance and specific objectives: (1) to ascertain the reading comprehension of children; (2) to verify the emotional regulation of the participants; and (3) compare the results considering sex, age and history of repetition. A total of 53 children, both sexes and aged between 8 and 11 years, participated in this study. The following instruments were used for data collection: Inventory of Emotional Regulation in a Learning Context (I AM Learn), Reading Test of Words and Pseudowords (LPI) and Cloze Technique. The results revealed, in general, that: the better the performance in reading of isolated words, the better it seems the textual comprehension; Negative attention and regulation strategies / modification strategies influenced positively the reading of words; Textual comprehension was shown to be unrelated to emotional regulation; Emotional regulation did not present significant correlations with reading performance. From the results found in this study, it is believed that it contributed to knowledge about emotional regulation as well as reading performance. However, future studies will be needed to delve deeper into the subject and apply it to other areas of learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-21T12:34:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JVCS13062017.pdf: 1517516 bytes, checksum: 87c028acd49927bd7f6ecb1d72f5cf27 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-21T12:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JVCS13062017.pdf: 1517516 bytes, checksum: 87c028acd49927bd7f6ecb1d72f5cf27 (MD5) Previous issue date: 2017-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura - educação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectRegulação emocional - criançapt_BR
dc.titleRegulação emocional e desempenho em leitura: análise de possiveis relaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoO presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a regulação emocional e o desempenho em leitura, e como objetivos específicos: (1) averiguar a compreensão leitora de crianças; (2) verificar a regulação emocional dos participantes; e (3) comparar os resultados considerando sexo, idade e histórico de repetência. Participaram deste estudo 53 crianças, de ambos os sexos e idade entre 8 a 11 anos. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: Inventário de Regulação emocional em contexto de aprendizagem (IREmos Aprender), Teste de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (LPI) E Técnica de Cloze. Os resultados revelaram, de forma geral, tem-se que: quanto melhor o desempenho em leitura de palavras isoladas, melhor parece a compreensão textual; estratégias de modificação/ focalização da atenção e regulação negativas influenciaram positivamente na leitura de palavras; compreensão textual mostrou-se não ter relação alguma com regulação emocional; regulação emocional não apresentou correlações significativas com o desempenho em leitura. A partir dos resultados encontrados neste estudo, acredita-se que ele contribuiu para o conhecimento sobre regulação emocional, como também o desempenho em leitura. Porém, serão necessários estudos futuros para aprofundar-se no tema e aplica-lo a outros âmbitos da aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVCS13062017.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons