Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16085
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jordana Vívian Cassiano da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-21T12:34:51Z | - |
dc.date.available | 2017-06-13 | - |
dc.date.available | 2019-10-21T12:34:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16085 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this study was to analyze the relationship between emotional regulation and reading performance and specific objectives: (1) to ascertain the reading comprehension of children; (2) to verify the emotional regulation of the participants; and (3) compare the results considering sex, age and history of repetition. A total of 53 children, both sexes and aged between 8 and 11 years, participated in this study. The following instruments were used for data collection: Inventory of Emotional Regulation in a Learning Context (I AM Learn), Reading Test of Words and Pseudowords (LPI) and Cloze Technique. The results revealed, in general, that: the better the performance in reading of isolated words, the better it seems the textual comprehension; Negative attention and regulation strategies / modification strategies influenced positively the reading of words; Textual comprehension was shown to be unrelated to emotional regulation; Emotional regulation did not present significant correlations with reading performance. From the results found in this study, it is believed that it contributed to knowledge about emotional regulation as well as reading performance. However, future studies will be needed to delve deeper into the subject and apply it to other areas of learning. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-21T12:34:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JVCS13062017.pdf: 1517516 bytes, checksum: 87c028acd49927bd7f6ecb1d72f5cf27 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-21T12:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JVCS13062017.pdf: 1517516 bytes, checksum: 87c028acd49927bd7f6ecb1d72f5cf27 (MD5) Previous issue date: 2017-06-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura - educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Regulação emocional - criança | pt_BR |
dc.title | Regulação emocional e desempenho em leitura: análise de possiveis relações | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita | - |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a regulação emocional e o desempenho em leitura, e como objetivos específicos: (1) averiguar a compreensão leitora de crianças; (2) verificar a regulação emocional dos participantes; e (3) comparar os resultados considerando sexo, idade e histórico de repetência. Participaram deste estudo 53 crianças, de ambos os sexos e idade entre 8 a 11 anos. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: Inventário de Regulação emocional em contexto de aprendizagem (IREmos Aprender), Teste de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (LPI) E Técnica de Cloze. Os resultados revelaram, de forma geral, tem-se que: quanto melhor o desempenho em leitura de palavras isoladas, melhor parece a compreensão textual; estratégias de modificação/ focalização da atenção e regulação negativas influenciaram positivamente na leitura de palavras; compreensão textual mostrou-se não ter relação alguma com regulação emocional; regulação emocional não apresentou correlações significativas com o desempenho em leitura. A partir dos resultados encontrados neste estudo, acredita-se que ele contribuiu para o conhecimento sobre regulação emocional, como também o desempenho em leitura. Porém, serão necessários estudos futuros para aprofundar-se no tema e aplica-lo a outros âmbitos da aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JVCS13062017.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons